A Casa de Acolhimento Amor e Vida foi a homenageada com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, versão 2019, categoria Terceiro Setor. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no dia 19 de setembro.
A entidade funciona desde 2013, em parceria com o Ministério Público e a Prefeitura de Montes Claros, fomentando a coleta seletiva no município. Os focos das ações são a garantia da convivência comunitária, a potencialização e o fortalecimento da autonomia, contribuindo para proporcionar condições dignas de vida às pessoas em situação de rua.
A instituição é mantida com doações particulares e institucionais. Recentemente, construiu um galpão, na avenida Ovídio de Abreu, para implantar ações de coleta seletiva, beneficiando pessoas em situação de rua e catadores. Desta forma, pretende gerar emprego e renda para os envolvidos direta ou indiretamente nos programas da Casa Amor e Vida.
A entidade contribui para a preservação do meio ambiente em Montes Claros e suas ações também influenciam no setor de Assistência Social. Também distribui alimentos, gratuitamente, e disponibiliza banheiros dentro do galpão de reciclagem para pessoas em situação de rua.
O dirigente da entidade, pastor Josmar Xavier, acompanhado de outros integrantes da casa, recebeu o prêmio das mãos do promotor de Justiça Paulo César Vicente.
PRÊMIO - A homenagem foi para empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente. É oferecida, anualmente, pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho
Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A solenidade contou com as presenças de vereadores, deputados, representantes do Ministério Público e outras lideranças políticas e comunitárias de Montes Claros e Norte de Minas.
Os outros escolhidos foram: José Simael Ferreira (Produtor Rural); Departamento Geral de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Educação), Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Órgão Público); e a jornalista Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa). O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi o escolhido na categoria Ambientalista. Os homenageados receberam troféus em formato de formiga. A premiação é de autoria do artista plástico Gu Ferreira, com o auxílio dos reeducandos do programa “Para Além das Prisões”.
IVO DAS CHAGAS - O professor Ivo das Chagas faleceu recentemente. Foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025