Imagem de destaque PRÊMIO MÉRITO AMBIENTAL - Cerâmica Montezuma foi a contemplada na categoria Indústria

PRÊMIO MÉRITO AMBIENTAL - Cerâmica Montezuma foi a contemplada na categoria Indústria

03/10/2019 - 17:26
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: SEMMA

Por causa de suas ações em prol do Meio Ambiente, mantendo sempre o foco na preservação e na responsabilidade social, a Cerâmica Montezuma foi a homenageada com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, na categoria Indústria. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no dia 19 de setembro. A Cerâmica Montezuma ganhou um troféu em formato de formiga, feito pelo artista plástico Gu Ferreira com o auxílio dos reeducandos do programa “Para Além das Prisões”.

CERÂMICA MONTEZUMA - A Cerâmica Montezuma oferece aos seus clientes produtos modernos e eficientes, causando o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Empresa familiar, de propriedade de Walmir Maximino da Cruz, foi criada no ano de 1990, em Montes Claros. O nome Montezuma foi uma homenagem do proprietário à sua cidade natal.  

PRÊMIO - A homenagem foi dada a empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente. É oferecida, anualmente, pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A solenidade contou com as presenças de vereadores, deputados, representantes do Ministério Público e outras lideranças políticas e comunitárias de Montes Claros e do Norte de Minas. Os outros escolhidos foram: José Simael Ferreira (Categoria Produtor Rural); Departamento Geral de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Categoria Educação); Rede Albatroz (Categoria Comércio); Maria Cecília (Categoria Imprensa); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Categoria Órgão Público); e Casa de Acolhimento Amor e Vida (Categoria Terceiro Setor). O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi o escolhido na categoria Ambientalista.

IVO DAS CHAGAS - O nome do prêmio é uma homenagem ao professor Ivo das Chagas, que faleceu recentemente. Ele foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.