Foi bastante prestigiada a solenidade de entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, versão 2019, ocorrida na noite desta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A homenagem foi direcionada a empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente.
O Prêmio é oferecido pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA (órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo). A solenidade contou com as presenças de vereadores, do deputado estadual Arlen Santiago, do promotor Paulo César Vicente e de outras lideranças político-comunitárias de Montes Claros e Norte de Minas. Em praticamente todos os discursos, a maior preocupação externada foi quanto à crise hídrica e à degradação da Natureza.
Os homenageados, escolhidos por uma comissão formada por ambientalistas e membros do CODEMA, foram: João Simael Ferreira da Silva (Produtor Rural); Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Educação); Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Órgão Público); Associação Amor e Vida (Terceiro Setor); e a jornalista Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa). O prefeito Humberto Souto, escolhido para a categoria Ambientalista, justificou a ausência, agradeceu a homenagem, parabenizou os demais premiados e receberá a comenda posteriormente, em solenidade a ser marcada pelos representantes do CODEMA.
Os homenageados receberam troféus em formato de formiga, de autoria do artista plástico Gu Ferreira, criados com o auxílio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros e presidente do CODEMA, Paulo Ribeiro, aproveitou a oportunidade para solicitar empenho de todos no sentido de cuidar melhor da Natureza como um todo e impedir o “processo acelerado de desertificação do Norte de Minas". Segundo ele, a atual gestão "reestruturou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, criou parques, reativou programas importantes como o Ecocrédito e o Vale Verde (que transporta a população gratuitamente ao Parque Milton Prates nos domingos e feriados), criou o Fundo Municipal do Meio Ambiente, dentre outras ações”. Ainda de acordo com o presidente do CODEMA, foi por isso que a Prefeitura de Montes Claros se tornou responsável pelo licenciamento ambiental de várias atividades de impacto local. “Mais de 200 tipos de empreendimentos, como pequenas fundições e fábricas, postos de gasolina, entre outros, estão sendo licenciados diretamente pela Prefeitura de Montes Claros, sem a necessidade de serem analisadas pelo Estado, por causa da austeridade da Gestão”, concluiu.
Ivo das Chagas - O professor Ivo das Chagas, falecido recentemente, foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025