Imagem de destaque Três toneladas por semana -  Prefeitura implanta coleta de lixo na zona rural

Três toneladas por semana - Prefeitura implanta coleta de lixo na zona rural

15/08/2019 - 09:35
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), começou a realizar a coleta de lixo nos distritos e comunidades rurais do município. Ao menos 11 lixeiras ecológicas, com grades, telhados e piso cimentado (para evitar a contaminação do solo por chorume) já estão instaladas nos principais distritos, beneficiando milhares de moradores de 35 comunidades rurais. É esperada ainda a instalação de mais 30 tambores de lixo na rota do caminhão de lixo, para facilitar a coleta de outros moradores que não moram nas imediações dos distritos.

Ao menos três toneladas de lixo e material não orgânico são recolhidos semanalmente pela equipe de coleta. Além de proteger a saúde de pessoas e animais, o meio ambiente também é beneficiado. A equipe realiza ainda a limpeza de terrenos e das margens das estradas rurais.

Antes de dar início à coleta do lixo, a Prefeitura promoveu diversas palestras e reuniões com os moradores das comunidades rurais, informando sobre a fundamental importância de se acondicionar corretamente o lixo e realizar a coleta seletiva.

Vinícius Versiane, secretário municipal de Serviços Urbanos, explica que, "por característica, os moradores já fazem uma coleta seletiva. Lixo orgânico acaba virando adubo, enquanto materiais recicláveis são separados. Antes da implantação e início do serviço, fizemos reuniões com todas as associações dos distritos rurais, com orientações para que, antes de descartar o lixo, se fizesse a coleta seletiva. Os distritos de Tabuas e Aparecida do Mundo Novo, que já estão com a coleta seletiva em ritmo acelerado, são exemplos para outras comunidades rurais", enfatiza.

Ainda segundo o secretário, "o trabalho pretende envolver todas as comunidades sobre a importância de se acondicionar corretamente o lixo, para evitar que os detritos comprometam a saúde e prejudiquem o meio ambiente, ao atingir, por exemplo, os rios e demais cursos de água".