Nos últimos cinco anos, o Peru chegou por duas vezes ao topo do ranking mundial da gastronomia. O país é o atual detentor do título de melhor restaurante do mundo, consolidando internacionalmente a sua culinária. Neste ano, a maior gastronomia do mundo abriu as portas e reverenciou os sabores de um projeto autêntico da Prefeitura de Montes Claros, o Sabores dos Gerais.
O projeto do Município foi apresentado na Expoalimentaria 2025, realizado em Lima, no Peru, entre os dias 24 e 26 de setembro. A Expoalimentaria é uma das mais importantes feiras da América do Sul, com destacada importância para os setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens. Durante o evento, o Brasil recebeu o prêmio de Melhor Estande Internacional.
Com amplo destaque no estande brasileiro, o Sabores dos Gerais levou para o evento uma culinária repleta de ingredientes locais que representam a identidade da culinária do norte de Minas. Assim, na feira foram apresentados produtos à base de pequi, baru, jatobá, buriti, pimenta-de-macaco, entre outros itens.
Na bagagem, o Sabores dos Gerais levou para o Peru uma série de Superalimentos, produtos que são tendência na culinária mundial por sua alta concentração de nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Essa riqueza, presente em diversos frutos do cerrado norte mineiro, fez com que Montes Claros se destacasse e despertasse o interesse de empresários de todo o país e do exterior.
“O Sabores dos Gerais vem fazendo o mapeamento de cooperativas, associações e pequenas empresas para unir a riqueza dos nossos produtos através de arranjos produtivos locais. Durante o evento, conseguimos mediar e formar parcerias entre membros dessas cooperativas e empresários do gênero do setor alimentício. Uma dessas parcerias foi feita com investidores japoneses” explica a coordenadora do programa, Sarah Melo.
Ainda de acordo com a coordenadora, durante a feira foi realizada uma mostra de culinária onde chefs brasileiros que moram no Peru prepararam pratos com todos os ingredientes do estande brasileiro. “Os nossos produtos, sem sombra de dúvidas, foram destaque. As pessoas ficaram muito curiosas. Nós apresentamos produtos diferentes do chocolate, do açaí, que todos já conhecem. O pequi, baru, pimenta-de-macaco, geleia de umbu, a gente só tem no norte de Minas. Isso encantou os participantes”, destaca Sarah.
Além da Expoalimentria, a Prefeitura de Montes Claros participou, no Peru, da feira Fúsion, que foi realizada na capital do país andino, Lima, reunindo mais de 200 restaurantes e chefs de cozinha peruanos.
Essa foi a primeira feira internacional que o projeto Sabores dos Gerais fez parte. A conquista do Brasil recebeu destaque nacional, através de publicações na Agência Brasil, Agência Minas, entre outros, além de publicações em portais norte-americanos de gastronomia.
Sabores dos Gerais – Uma iniciativa da Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Governo de Minas Gerais, o projeto Sabores dos Gerais busca valorizar a gastronomia local, dar visibilidade aos pequenos produtores e agroextrativistas do arranjo produtivo local do pequi e frutos do cerrado, além de conectar saberes tradicionais a novas oportunidades.
Em 2024 o projeto teve início com um seminário que reuniu gastronomia e tradição, apresentando um menu degustação elaborado com ingredientes regionais. O Sabores dos Gerais envolve diversas secretarias municipais, como as de Aceleração Econômica, Agricultura e Abastecimento, Cultura, Turismo, Educação e Desenvolvimento Social.
Atualmente são 36 empreendimentos participantes cadastrados, entre cooperativas, associações e pequenas empresas. O cadastramento é feito pelo Sebrae, que foi contratado para realizar o mapeamento do Arranjo Produtivo Local (APL) do Pequi e Frutos do Cerrado. A governança deste levantamento é feita pela Associação do Núcleo do Pequi.
De acordo com o secretário de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, o sucesso do projeto reflete a ascensão dos produtos do cerrado. “O cerrado está em plena evidência. Hoje vemos a valorização e o reconhecimento dos produtos da região, que passaram a ser valorizados em todo o país. Esses produtos têm um valor nutricional excepcional, com características não encontradas em produtos de outras regiões”, disse o secretário, que afirmou ainda que um dos grandes objetivos do projeto Sabores dos Gerais será a implementação do Festival Gastronômico de Montes Claros.
Ainda de acordo com o secretário Glenn Andrade, o município poderá estar presente novamente na edição 2026 da Expoalimentaria. “Durante a edição deste ano a Prefeitura recebeu o convite para se inscrever na edição 2026 do festival. Se atendermos às exigências do edital, poderemos marcar presença novamente. Essa foi só a primeira de muitas feiras e festivais que o Sabores dos Gerais poderá participar”, conclui.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025