Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores, a Prefeitura de Montes Claros está concluindo a construção da ponte sobre o rio Canabrava, no distrito de Aparecida do Mundo Novo, que irá beneficiar centenas de pessoas diariamente, incluindo estudantes e trabalhadores, mas principalmente os agricultores, que terão mais facilidade para escoar sua produção. Além da construção da ponte, está sendo feita a limpeza das margens do rio Canabrava, e ainda o desassoreamento de três km² do seu leito.
A criação dessa nova ponte coloca um ponto final em uma história que remonta a décadas. O distrito contava com uma ponte de madeira, construída há cerca de 30 anos, mas que sempre era coberta pelas águas no período de chuva, devido ao assoreamento do rio. Essa ponte, devido ao desgaste, passou por manutenções constantes, e, recentemente, o prefeito Humberto Souto decidiu construir uma nova passagem, dessa vez de concreto, para resolver definitivamente a questão do acesso ao distrito. A Prefeitura conseguiu, junto ao governo do estado, vigas metálicas para serem usadas na estrutura. No início de 2020, quando o projeto para a construção da nova ponte já estava aprovado, uma nova enchente veio e acabou levando embora a ponte de madeira, dessa vez para nunca mais voltar. A Prefeitura agiu rápido e fez a abertura de uma estrada, passando pelo Ribeirão do Ouro e São Pedro das Garças, para que o distrito não ficasse isolado. Enquanto a nova ponte era construída os moradores se juntaram e fizeram uma outra passagem, de madeira, para agilizar a locomoção, principalmente para a comunidade de Canabrava. Em março desse ano, um caminhão carregado com tubulação metálica ignorou a sinalização e tentou passar pela ponte improvisada, que não aguentou e se partiu ao meio. A Administração, mais uma vez, foi rápida e recuperou a ponte, de forma provisória, para garantir o acesso ao distrito. E foi, portanto, para por fim a essas histórias, que a Prefeitura está finalizando agora a nova ponte, que irá oferecer segurança e comodidade aos moradores do distrito.
“A construção desta ponte é o maior sonho dos moradores de Aparecida do Mundo Novo e região, já que ela é o principal acesso da comunidade e irá beneficiar bastante, não apenas o escoamento da produção, mas o direito de ir e vir, que ficou interrompido durante muito tempo”, comemorou o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Distrito de Aparecida do Mundo Novo, Eduardo Rodrigo, conhecido como Du.
Para a presidente do Grupo de Produtores do Vale do Ribeirão do Ouro e Canabrava, Nilta Quaresma Maia, "a população está eufórica querendo trafegar novamente pela ponte, apelidada carinhosamente de Ponte da Integração, que volta com mais segurança e, com certeza, dará muito mais qualidade de vida para todos que dependem dela".
"A ponte sobre o rio Canabrava é a principal ligação com o distrito de Aparecida do Mundo Novo, e a sua construção definitiva será importantíssima, principalmente para os 22 alunos que estudam em Aparecida pela manhã e os 22 à tarde, e que usam o ônibus”, informou o diretor da Escola Estadual de Aparecida do Mundo Novo, Antônio Caetano Neto. Segundo ele, sem a ponte, é preciso usar um desvio de aproximadamente 6 km, o que aumenta o desgaste dos estudantes e o custo do transporte.
Para a comerciante Ivone Mendes Rocha, a conclusão da ponte será de extrema importância para os moradores de Aparecida do Mundo Novo e adjacências. “Durante toda a nossa vida convivemos com uma ponte de madeira, que era o principal acesso para Aparecida, até o dia em que ela foi levada pelo rio, deixando muita tristeza, pois muita gente ficou com dificuldades para frequentar escola, comércio e os serviços de saúde, especialmente os moradores de Canabrava. Agora, com a volta desta ponte, mais segura e de concreto, volta também a alegria, o bem-estar e a esperança de dias melhores para todos nós”, comentou a empresária.
“A região inteira depende desta ponte e, depois que ela caiu, tudo ficou mais difícil. Até as nossas festas, como a tradicional cavalgada, foram prejudicadas. Além da ponte, outra grande obra desta administração foi a limpeza do rio, que ficará marcada para sempre na nossa comunidade", explica a moradora Clarice de Jesus Gusmão. Segundo ela, o assoreamento do rio foi o que provocou a queda da ponte, uma vez que a água estava tão alta que provocou uma grande enchente.
“A Prefeitura está construindo uma nova ponte, muito mais segura, normalizando a situação de todos que precisam trafegar pela estrada de Aparecida do Mundo Novo”, pontuou Osmani Barbosa Neto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, lembrando que a Administração tem investido em diversas obras de infraestrutura na zona rural. “Estas medidas fazem parte da política de valorização do homem do campo, adotada pela atual administração. Por isso estamos o tempo todo trabalhando para facilitar a vida do nosso produtor rural, principalmente o pequeno agricultor, que precisa escoar sua produção”, concluiu o secretário.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025