Infelizmente, grande parte do país passa por uma onda de chuvas intensas, o que vem causando alagamentos em várias cidades. Para esta quarta-feira, 15, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta alerta laranja para a região norte do estado, com possibilidade de chuva forte e persistente.
Com as enchentes, um dos transtornos existentes é a propagação de doenças, através do contato com a lama ou água contaminadas. Por isso, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância da prevenção para evitar o contágio.
Uma das doenças mais perigosas neste período é a leptospirose, causada pela bactéria leptospira. Essa enfermidade pode ser transmitida pela urina de animais infectados, como ratos, camundongos, bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães.
Dessa forma, caso a água de enchente atinja a residência, uma série de cuidados devem ser tomados: é importante que se faça a limpeza do ambiente usando botas, luvas e água sanitária.
Os reservatórios de água devem ser limpos com hipoclorito a 2,5%. Os alimentos que entrarem em contato com a água devem ser descartados, com exceção dos enlatados que restarem íntegros, que devem ser bem lavados.
É importante sempre evitar entrar em contato com água das enchentes. Caso seja necessário, é preciso observar o uso de botas impermeáveis.
Vale destacar ainda que, em caso de qualquer problema relacionado a alagamentos, a Defesa Civil deve ser alertada, através do número 199.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025