Imagem de destaque FIM DO DESSALINIZADOR - Distrito de Miralta já tem água tratada da Copasa

FIM DO DESSALINIZADOR - Distrito de Miralta já tem água tratada da Copasa

10/03/2021 - 10:32
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

Moradores do Distrito de Miralta agora têm água tratada na torneira, 24 horas por dia. O sistema foi entregue pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais - Copasa, em cumprimento ao acordo celebrado entre a Prefeitura de Montes Claros e a concessionária permitindo a ampliação do serviço de abastecimento de água potável nos distritos da cidade.

De acordo com a Copasa, a tarifação do serviço está prevista somente para o próximo mês de julho, mesmo ele estando em funcionamento desde o início desde mês de março.

Para a professora e líder comunitária Janaína Fagundes Souto, esta é uma conquista importante para a população de Miralta, já que água tratada é uma questão de saúde pública. “Em 2007, Miralta foi beneficiada com um dessalinizador que favoreceu bastante a comunidade, diminuindo até mesmo o número de doenças, principalmente renais, mas agora, com a água sendo toda tratada, nem se compara. Além disso, a comunidade deve exigir sempre o abastecimento com uma água pura, já que este tratamento é de responsabilidade da Copasa, que estará recebendo por este serviço”, elogia a educadora, fazendo uma alerta para a população: “mas é preciso que a comunidade se conscientize e não abuse, principalmente com o desperdício da água, para não ter problemas futuros”.

“Ter acesso à água tratada é um direito básico de todo cidadão, mas somente agora este direito vem sendo cumprido nos distritos de Montes Claros”, comemora o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto, lembrando que, além de Miralta, os distritos de São Pedro da Garça, Nova Esperança, Aparecida do Mundo Novo, São João da Vereda e Canto do Engenho já foram contemplados com os serviços de abastecimento de água potável.

Com uma população de mais de 800 habitantes, o distrito de Miralta tem 343 domicílios, de acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.