Imagem de destaque MEIO AMBIENTE - Barraginhas em Varginha da Onça estão prontas e cheias

MEIO AMBIENTE - Barraginhas em Varginha da Onça estão prontas e cheias

29/10/2018 - 16:17
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Jucélio Souza

A Associação Comunitária de Varginha da Onça foi beneficiada com R$ 20 mil, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, para a construção de 25 barraginhas. Os reservatórios, que já estão cheios, têm o objetivo de captar água da chuva, evitando a erosão do solo e o assoreamento dos rios e córregos. O projeto tem uma importante função ambiental, pois recupera os lençóis freáticos, revitalizando nascentes, rios e córregos, propiciando água para os pequenos produtores rurais.

 

A Associação já prestou contas e a expectativa é que o projeto irá incentivar o plantio de hortaliças e grãos, bem como a criação de gado leiteiro. Ao todo, foram oito os projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) de Montes Claros, através do edital número 002/2017, e mais de R$ 150 mil foram investidos.

 

O secretário da Associação de Varginha da Onça, Carlos André Gomes, destaca a importância do projeto, lembrando que a medida poderá influenciar na manutenção das famílias naquela região, bem como no retorno do homem do campo às suas origens. O líder comunitário afirmou que a região sofre com a crise hídrica, mas que há esperança de dias melhores para os produtores rurais.

 

Para o produtor rural William Araújo da Costa, as barraginhas são de grande importância. Ele, que verifica diariamente o nível do reservatório em sua propriedade para monitorar a infiltração no solo, é criador de frangos e pretende montar, a partir de agora, um projeto de agricultura, apoiado pela Empresa de Extensão e Assistência Técnica (Emater), o que vai possibilitar aumento da renda familiar.

 

Tanto o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, quanto a gerente Vânia Mota lembram a importância dos projetos aprovados pelo Codema, e frisam que a Prefeitura está visitando as entidades e seus beneficiários para avaliar e diagnosticar se os recursos estão sendo utilizados corretamente. Os dois se mostram entusiasmados e acreditam que as atividades vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, na cidade e na zona rural.