Imagem de destaque PARECE QUE O JOGO VIROU - Em MOC, o que antes era lixo agora é adubo

PARECE QUE O JOGO VIROU - Em MOC, o que antes era lixo agora é adubo

09/02/2023 - 09:24
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros lançou nessa quarta-feira, 8, na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), mais uma etapa do projeto "Composto aos Montes". O projeto é uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos (SSU) e Agricultura e Abastecimento.

A iniciativa, pioneira no país, vai transformar resíduos sólidos secos e orgânicos, gerados na Central, em adubo, através do processo de compostagem.

Para a seleção dos resíduos, caçambas estacionárias serão colocadas na unidade de abastecimento nas cores marrom (resíduos orgânicos) e verde (resíduos secos). Desta forma, restos de guardanapo, ossos, alimentos, cascas de frutas, vegetais, cascas de ovos, plantas, entre outros, serão reaproveitados na produção de adubo, que irá para os próprios produtores rurais que comercializam no local.

Atualmente, o Mercado Municipal Christo Raeff e a Ceanorte produzem cerca de 70 toneladas por mês de resíduos orgânicos. Deste total, após o trabalho de compostagem, cerca de 12 toneladas deverão retornar aos produtores, para que possam utilizá-las na produção de alimentos.

Em reunião realizada com servidores da Ceanorte, o secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura, Osmani Barbosa, falou sobre a importância do projeto. “Após o Mercado Municipal, a implantação deste projeto na Ceanorte vai beneficiar um número muito maior de produtores da nossa região, constituindo um importante benefício para a produção local”, explicou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, falou sobre o pioneirismo de Montes Claros neste tipo de ação. “Somos um dos poucos municípios do Brasil a adotar esta medida. O mesmo lixo que hoje destinamos ao aterro sanitário agora será reaproveitado, sem que precisemos gastar mais por isso”, explicou.

Atualmente Montes Claros produz cerca de 1.100 toneladas de resíduos sólidos por ano. Além do projeto “Composto aos Montes”, em fase de implementação, o município já possui o projeto “Recicla aos Montes”, no qual diversas associações atuam na seleção de recicláveis. A partir de agora os dois projetos deverão atuar em conjunto.