A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de licitação com o objetivo de contratar empresa especializada para fazer o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos urbanos e resíduos orgânicos oriundos do Mercado Municipal Christo Raeff e da Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte).
A iniciativa atende demanda da Secretaria de Serviços Urbanos e a seleção da empresa será realizada através de pregão eletrônico que acontecerá no dia 12 de dezembro, pelo site www.licitacao-e.com.br. Para se ter uma ideia, a quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados nas duas unidades foi de 603 toneladas em 2019, 590 toneladas em 2020 e 535 toneladas no ano passado. Para os próximos dois anos a previsão é que sejam recolhidas 720 e 864 toneladas, respectivamente.
O tratamento dado aos resíduos orgânicos através do sistema de compostagem é uma das formas utilizadas para a promoção da sustentabilidade ambiental, uma vez que esse processo contribui para a diminuição do aquecimento global e para a não geração do gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Atualmente, os resíduos com características orgânicas com potencial de serem transformados em adubo pelo processo de compostagem são enterrados no aterro sanitário contratado para disposição dos resíduos domésticos coletados pela Prefeitura. Com a contratação da empresa, todo o fertilizante que será produzido pela transformação dos resíduos orgânicos será encaminhado à Prefeitura.
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