As escolas da Rede Municipal de Montes Claros estão recebendo os alimentos que compõem o cardápio da merenda dos seus 34 mil alunos. Para certificar a qualidade dos alimentos, a Prefeitura adota um rigoroso sistema de fiscalização, que começa na chegada dos produtos à Ceanorte e vai até a entrega nas escolas.
Uma nutricionista acompanha a chegada dos produtos nas segundas e terças-feiras, na Ceanorte. Após o recebimento, os alimentos são separados em kits e encaminhados para as 114 unidades de ensino municipais.
Semanalmente, cerca de 20 toneladas de alimentos são adquiridos pelo Município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em torno de 300 agricultores familiares locais estão cadastrados para fornecer os produtos.
Vale destacar que a alimentação adequada é uma importante ferramenta para garantir a permanência dos alunos nas escolas. Ao todo, a Prefeitura adquire 34 itens, que incluem frutos, verduras e folhosas, como abóbora japonesa, banana prata, beterraba, cenoura, chuchu, melancia, pepino, pimentão e tomate, entre outros.
Na manhã dessa terça-feira, 28, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, acompanhou todo o procedimento de entrega dos produtos na Escola Municipal Egídio Cordeiro, no bairro Independência. O secretário destacou a importância do programa para o Município. “Ele não só garante uma alimentação de qualidade nas escolas, como também assegura uma renda importante para o agricultor familiar”, explica.
A nutricionista da Prefeitura, Liana Ferreira Vidal, explica que a refeição na escola é de extrema importância para a saúde dos estudantes. “Já vi muitos casos de alunos que só fazem uma alimentação correta aqui na escola, pois não encontram boa parte dos alimentos em casa. Um aluno me disse uma vez que comeu morango pela primeira vez na merenda escolar”, conta.
A diretora da Escola Egídio Cordeiro, Carla Patrícia Vasconcelos, reitera que os alimentos contribuem para o desenvolvimento educacional dos alunos. “A merenda de qualidade assegura a permanência de muitos alunos”, afirma.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025