Imagem de destaque Recuperação de pastagens - Parceria da Prefeitura com a Emater capacita produtores rurais com técnicas inovadoras

15/04/2019 - 14:59
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), realizou, na manhã dessa sexta-feira, 12, treinamento com produtores rurais da comunidade rural de Varginha da Onça. Além dos produtores locais, moradores de outras comunidades participaram do treinamento, que consistiu em apresentar novas técnicas de recuperação de pastagens.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, a parceria tem divulgado novas tecnologias para o homem do campo. “Através da solidificação da parceria com a Emater, o aumento do número de técnicos tem favorecido o atendimento à zona rural, com mais assistências”, frisa.

Segundo José Carlos Santos, extensionista da Emater-MG em Montes Claros, as novas técnicas ofertadas aos produtores rurais têm por objetivo aumentar a produção de alimentos, fixar o homem no campo mas, sobretudo, conscientizar a respeito da importância da preservação ambiental. “Nesse treinamento, fizemos um alerta para o produtor no sentido de que ele precisa adotar novas tecnologias. Ele precisa romper com paradigmas e adotar as técnicas de análise de solo, curva de nível (para não deixar erosão), subsolagem (para romper com o grau de compactação do solo) e, principalmente, adotar sementes de qualidade e variedade adequada para cada área da propriedade”, destaca.

"Fazendo esse trabalho de forma correta, temos a possibilidade de retenção de água, retendo sedimentos que podem provocar assoreamento nos rios. Com isso, as novas técnicas alimentam o lençol freático e os poços artesianos, cisternas e nascentes. E isso vai proporcionar um excelente desenvolvimento do capim ou da cultura, para que as raízes cresçam e tenham profundidade. Somente assim eles vão sobreviver ao período de seca”, conclui o extensionista.