Imagem de destaque Reformas na Ceanorte garantem melhores condições de trabalho para feirantes

Reformas na Ceanorte garantem melhores condições de trabalho para feirantes

17/01/2019 - 15:08 | atualizado em 17/01/2019 - 15:08
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros investiu na reestruturação da Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte). As mudanças trouxeram melhores condições de trabalho para os feirantes e maior segurança e conforto para os frequentadores. Em 2018 uma grande limpeza foi feita no local, com a remoção de 52 caçambas de entulho, lixo e mato. Para uma maior acessibilidade, foi realizado o cascalhamento das áreas não pavimentadas, com a utilização de mais de 100 caminhões de cascalho.

Para ampliar a segurança, foram construídos 45 metros lineares de muro nas proximidades do imóvel que acolhe os alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também foi realizado o conserto da cerca do local. Além disso, toda a Ceanorte recebeu ações de segurança, com profissionais qualificados para inibir a criminalidade. Ainda em 2018, para melhorar as condições de trabalho na Ceanorte, a Prefeitura investiu na concretagem do canteiro central, possibilitando a acomodação de salgadeiras e outros comerciantes. Para os feirantes foi feita a pintura das pedras de comercialização nos dois galpões, melhorando a organização dos produtos.

A Ceanorte recebeu também manutenção completa da parte elétrica, com a substituição de reatores e lâmpadas. Foram beneficiados, além dos galpões, os banheiros e a guarita. Outra importante obra no local foi a reforma completa do telhado.

Cerca de 8 mil pessoas frequentam a maior feira de abastecimento do norte de Minas todas as semanas. Quase 300 produtores rurais utilizam o local para comercializar seus produtos, além de 17 lojistas. A Ceanorte gera cerca de 800 empregos diretos, e tem um faturamento anual estimado em R$ 60 milhões.