Imagem de destaque RIO SÃO FRANCISCO - AMASBE vai a Ibiaí verificar o sistema de água que abastecerá Montes Claros pelos próximos 30 anos

RIO SÃO FRANCISCO - AMASBE vai a Ibiaí verificar o sistema de água que abastecerá Montes Claros pelos próximos 30 anos

24/11/2022 - 10:42
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: AMASBE | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia (AMASBE), visitou, na semana passada, o novo sistema de captação de água que vai abastecer Montes Claros – o Sistema São Francisco, localizado no município de Ibiaí-MG.

O investimento, realizado pela Copasa, tem por objetivo garantir o abastecimento de água dos próximos 30 anos da maior cidade do Norte de Minas. É importante destacar que o Município apresentou períodos críticos de escassez de água nos anos de 2019 e 2020.

No município de Ibiaí está localizada a captação por balsas do rio São Francisco, a Estação de Tratamento de Água (ETA) e três Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT). Já no município de Coração de Jesus está localizada a quarta EEAT, que realiza o bombeamento para a ETA Pacuí. O novo sistema de captação complementará o Sistema Pacuí com até 500 litros por segundo de água tratada, totalizando 92 quilômetros de rede adutora, sendo dois quilômetros de água bruta e 90 quilômetros de água tratada.

O controle de todas as unidades será automatizado, permitindo visualização e acionamento de bombas de forma remota. A equipe responsável pelo controle do sistema Pacuí também será responsável por esse novo sistema.

A AMASBE visitou todas as unidades que integram o novo sistema, de Ibiaí até Coração de Jesus, onde a Copasa, em agosto de 2017, implantou o Sistema do Rio Pacuí para contribuir com o abastecimento de água do município de Montes Claros. Os primeiros testes já foram realizados e o sistema encontra-se pronto para entrar em operação.