Imagem de destaque ARTE QUE PROTEGE - Prefeitura promove mostra fotográfica para combater a violência contra crianças e adolescentes

ARTE QUE PROTEGE - Prefeitura promove mostra fotográfica para combater a violência contra crianças e adolescentes

06/05/2026 - 11:31 | atualizado em 06/05/2026 - 11:32
SECOM | Texto: SECOM | Fotos: Bárbara Santos Freitas

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 18 de maio, às 8h, na UBS São Geraldo II (Regional Maracanã), a abertura da II Mostra Fotográfica “365 Dias de Proteção: Um Olhar Sobre os Direitos Infantojuvenis e suas Violações”.

A iniciativa, organizada pela Coordenadoria de Comunicação, Educação Permanente e Humanização, com curadoria da psicóloga Cláudia Rocha, integra a mobilização do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e propõe mais do que uma exposição: um chamado à responsabilidade coletiva.

A mostra convida a população a encarar uma realidade que muitas vezes permanece invisível — a violência contra crianças e adolescentes — reforçando que o enfrentamento precisa acontecer todos os dias, não apenas em datas simbólicas.

Alinhada à Política Nacional de Humanização (PNH), a ação leva a discussão para dentro do território, reconhecendo que é no cotidiano das pessoas que se constroem vínculos, vivências e possibilidades de transformação. A arte, nesse contexto, surge como instrumento potente de sensibilização, escuta e mobilização social.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado em 2024, com a realização da I Mostra Fotográfica no Museu Regional do Norte de Minas, que permaneceu durante todo o mês de maio e alcançou mais de 1.229 visitantes, consolidando-se como importante estratégia de conscientização no município.

Como parte da programação, a exposição também resgata a memória do Caso Araceli, símbolo nacional da luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

Após a abertura, a mostra seguirá de forma itinerante. Entre os dias 25 e 29 de maio, estará aberta ao público no CRAS Maracanã, com início às 9h, respeitando os horários de funcionamento da unidade.

As fotografias foram produzidas com base em dados do Ministério da Saúde e evidenciam territórios onde houve registros de violações. As imagens retratam não apenas a dor e a vulnerabilidade, mas também a resistência e a possibilidade de reconstrução.

O promotor de Justiça Daniel Librelon Pimenta, coordenador regional da Infância e Juventude do Ministério Público, e a servidora pública Aline Neri Nobre são padrinhos simbólicos da mostra, reconhecidos pelo incentivo à realização da iniciativa.

Mais do que uma exposição, a II Mostra Fotográfica “365 Dias de Proteção” é uma travessia coletiva — um convite para que toda a sociedade assuma seu papel na proteção de crianças e adolescentes, todos os dias.