A Prefeitura de Montes Claros, por meio do programa Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que oferece ao cidadão – sem custos – proteção legal e afirmação do direito à propriedade, permite que a administração municipal execute a pavimentação das ruas da área com a implementação de infraestrutura, além de fornecimento de energia, água e esgoto. Atualmente, no bairro Castelo Branco, está sendo realizado um esforço conjunto para formalizar as conexões não autorizadas de água e esgoto nesta região, com a instalação de redes de água e esgoto pela Copasa, através de sua Agência Móvel, estacionada na Rua Alice Pereira, onde presta serviços itinerantes aos residentes das 8h às 11h30. Esta iniciativa começou nessa quinta-feira (31/7) e perdurará até este sábado (2/8).
Além da regularização, a Copasa está aceitando solicitações para ligações de água e esgoto. Os consumidores que forem até o local também poderão requisitar vários serviços, como a adesão à Tarifa Social, que oferece um desconto de até 50% nas faturas da Copasa. Para se qualificar, o cliente precisa apresentar o resumo do CadÚnico, um comprovante de endereço, documentos pessoais e ter uma renda per capita que não exceda meio salário mínimo por integrante da família, ou comprovar a recepção do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Nossa equipe está disponível durante os três dias para atender nossos clientes e acelerar os pedidos de ligações de água e esgoto", afirmou Rômulo de Souza Lima, gerente da Copasa em Montes Claros.
Por meio da Agência Móvel, os interessados também poderão solicitar a mudança de titularidade, atualizar cadastros, renegociar dívidas, pedir a segunda via das contas, relatar vazamentos, entre outros serviços. Durante o atendimento, as equipes da empresa também distribuirão materiais informativos, esclarecerão dúvidas sobre obras e investimentos na cidade, além de informar sobre os canais de atendimento da Copasa, abordando a preservação ambiental e a conexão entre saneamento básico e saúde.
Para a dona de casa Célia Poliana de Jesus Gomes, o Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social da Prefeitura de Montes Claros trouxe dignidade e segurança a todos os residentes. "Vivo aqui há 34 anos, desde o meu nascimento, e nunca pensei que um dia seríamos tão bem lembrados pela Prefeitura como tem acontecido ultimamente. Hoje, temos tudo por aqui: creche, posto de saúde, asfalto, água e energia, e ainda estamos recebendo as propriedades legalizadas pela Prefeitura. Isto é uma bênção," declarou Célia Poliana.
O vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Castelo Branco, Gonçalo Cardoso Silva, afirma que as melhorias que o bairro tem recebido são um sonho realizado. "É com grande felicidade que estamos experimentando agora, recebendo mais uma vantagem da administração de Montes Claros. Apenas temos que agradecer a este governo, que tem respondido a todas as solicitações da nossa comunidade", afirmou Gonçalo.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025