O Mercado Municipal Christo Raeff vem passando por uma grande transformação que tem deixado o ambiente mais confortável e aconchegante. Nesta perspectiva, um dos principais cartões-postais de Montes Claros está recebendo uma pintura do artista plástico Cleiton Cruz.
Quem chega ao Mercado pelo Hall de entrada já pode se deparar com um mural de 94,5 metros quadrados na parede lateral. A obra retrata o cotidiano vibrante do espaço, com feirantes vendendo seus produtos e cores que evocam o calor humano e a tradição popular.
Intitulado "Cenas do Mercado", o mural é inspirado na memória do antigo mercado da cidade, demolido em 1970. A obra resgata a história e o espírito desse importante ponto de encontro da comunidade. Entre os elementos retratados destaca-se o pequi, símbolo da cultura e da economia regional.
A composição da obra teve inspiração no trabalho fotográfico da artista Junia Rebello e no filme Irokopeki, além das pesquisas feitas pelo artista Cleiton Cruz no Mercado Central. A técnica utilizada para a pintura é o grafite urbano, movimento presente nas ruas de diversas cidades.
Para o artista, essa foi uma oportunidade para realizar uma homenagem a esse importante ponto turístico e comercial. “O mercado reúne toda a cultura norte-mineira e isso é o que busquei destacar nesta obra. Uma homenagem às tradições da nossa cidade”, explica Cleiton.
O ARTISTA – Natural de Montes Claros, Cleiton Francisco da Cruz é formado em História pela Unimontes. Cleiton é autodidata e passeia pelo mundo das artes plásticas utilizando diversas técnicas de pintura, sempre abordando a temática das tradições e costumes da região. O artista também é contramestre da 1° Marujada de Montes Claros, além de atuar como servidor público da Prefeitura como Guarda Municipal.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025