Imagem de destaque CIDADE INTELIGENTE E INCLUSIVA - Festival Ares une cultura, arte e meio ambiente no Parque Milton Prates

CIDADE INTELIGENTE E INCLUSIVA - Festival Ares une cultura, arte e meio ambiente no Parque Milton Prates

16/09/2025 - 13:10
SECOM | Texto: André Senna | Fotos: Divulgação

No último sábado, 13 de setembro, Montes Claros respirou novos “ares” culturais. Isso porque o Parque Municipal Milton Prates recebeu o Festival Ares, que atraiu um grande público para usufruir de uma programação variada, que contou com muita arte, cultura, gastronomia, educação ambiental e espaço pet, além de diversos shows musicais e apresentações artísticas, oferecendo valiosos momentos de lazer e valorização da cultura local.

Promovido pela Prefeitura de Montes Claros, através da atuação conjunta das secretarias municipais de Cultura e Turismo (SECULT), de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade (SEMMA) e de Saúde (SMS), o evento foi patrocinado pela Quatree, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

No palco do festival, atrações locais como a roda de samba Saia Godê (formada exclusivamente por mulheres), o Cortejo Sol de Sabiá, Quatrocidade convida Rafael Carneiro, Quêscara com Carol Boaventura e Calango Baila deram o tom da festa. Embalado pela música, o público também pôde visitar o Planetário Móvel Veredas do Céu, que colocou o universo ao alcance das mãos; participar da Cozinha Viva, que proporcionou uma aula-show com o chef Eduardo Fernandes; adotar de forma responsável um cachorrinho ou um gato com as ONGs de proteção animal; apreciar o grafite ao vivo, com os artistas Isack West e Tamires Gonçalves; comprar produtos livres de agrotóxicos nas feiras agroecológicas; assistir a Mostra Minas Play de Cinema; além de matar a fome nos food trucks e provar cervejas artesanais de produtores locais.

A Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da Prefeitura esteve presente com um estande voltado para a educação ambiental. Crianças e famílias participaram das Oficinas da Natureza, que trouxeram aprendizado de forma lúdica e interativa. As ações ambientais realizadas giraram em torno do tema bem-estar animal, fortalecendo a conscientização sobre cuidados, respeito e responsabilidade.

A Secretaria de Saúde de Montes Claros também participou, oferecendo práticas como auriculoterapia, aromaterapia, ventosaterapia, quiropraxia, acupuntura, moxa, alongamento e aulas de ginástica.

“Uma cidade inteligente e inclusiva abraça a diversidade das manifestações artísticas e culturais, valorizando as novas linguagens da cena local”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Júnia Rebello. O secretário Municipal de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, Fabiano Oliveira, ressalta a importância da ocupação criativa do Parque Milton Prates com uma programação plural e inclusiva, além da valorização do parCÃO, espaço dedicado ao lazer dos tutores e seus animais.