Foi realizado na manhã desta terça-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada de Montes Claros (Praça da Tecnologia, 77, Alto São João), uma solenidade de compromisso à Bandeira e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para montes-clarenses nascidos no ano de 2008. Ao todo, 150 jovens foram dispensados da prestação do serviço militar obrigatório.
A cerimônia contou com a presença do prefeito e presidente da 169ª Junta de Serviço Militar (JSM) de Montes Claros, Guilherme Guimarães. Também presentes o secretário de Segurança Integrada, Járson Sebástian Hansen Ferreira, o comandante do 55º Batalhão de Infantaria, Tenente-Coronel Hugo Gomes da Silva, o Delegado do Serviço Militar e Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, Hugo Gomes da Silva, e o secretário da Junta Militar de Montes Claros, Valmor Silveira Aguiar, entre outras autoridades civis e militares, e os jovens foram dispensados da prestação do serviço militar obrigatório e seus familiares.
Na solenidade, os jovens prestaram seu compromisso à Pátria realizando o juramento à Bandeira. Na sequência, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar e a entrega de certificados.
O certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento que comprova que um determinado cidadão brasileiro se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado de incorporação, tendo em vista suas situações peculiares ou por exceder às possibilidades de incorporação existentes.
Alistamento militar: O alistamento para jovens que completam 18 anos é obrigatório em todo o Brasil e pode ser feito online, no site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar. Após o alistamento, os jovens passam por uma seleção geral, que inclui testes de aptidão e entrevistas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025