Foi lançado nesta quinta-feira, 28, na sede do Gabinete da Nova Prefeitura, o projeto CONECTA MOC – Cidade Conectada. A cerimônia contou com as participações do prefeito Guilherme Guimarães, do vice-prefeito Otávio Rocha, de secretários municipais, membros do poder legislativo e servidores municipais.
O CONECTA MOC busca o aprimoramento dos serviços públicos municipais através do uso da tecnologia. A ideia é utilizar a tecnologia da informação para conectar o cidadão à Prefeitura com o objetivo de solucionar as demandas da sociedade. O projeto prevê ainda o uso da tecnologia para aprimorar os processos internos da Prefeitura, dando mais agilidade e promovendo a economia de tempo e dinheiro.
O novo modelo tecnológico prevê a implementação de processos digitais nos procedimentos internos, favorecendo a agilidade e eficiência, acabando de vez com o uso de papel. Outra ferramenta a ser adotada será um aplicativo que promete tirar o cidadão do balcão da Prefeitura fazendo com que a maior parte dos serviços municipais seja solicitada através do celular.
Outra meta do projeto é a implantação de Telecentros - pontos de inclusão digital voltados para estudo, trabalho e lazer que estarão localizados em diversas regiões da cidade. No mesmo sentido, haverá a disponibilização de internet gratuita em praças de bairros e da região central.
Todas as medidas visam o aprimoramento da prestação de serviços públicos com mais rapidez e eficácia. Uma das ferramentas anunciadas que já entrou em funcionamento desde quinta-feira é o WhatsApp Corporativo da Prefeitura, ferramenta que possui uma variedade de serviços das áreas de finanças, contratos, licitações, etc. A ferramenta é um canal aberto entre o cidadão e a Prefeitura e já pode ser acessado através do número 38 2211-3001.
Durante o lançamento do programa a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Priscila Batista, destacou a importância da medida para a efetividade na prestação de serviços. “Há quase cinco meses estamos desenvolvendo essas ferramentas que vão melhorar a forma com que a Prefeitura responde as demandas. É sem dúvida um projeto de grande importância”, destacou.
Ainda durante a cerimônia foi assinada a ordem de serviço para a construção de quadras poliesportivas nas escolas do Residencial Monte Sião e do bairro Santos Dumont. O secretário de educação, Charles Gutemberg, falou sobre o impacto das áreas esportivas nestes locais. “O esporte proporciona o desenvolvimento dos alunos. Essas quadras vão agregar para que as crianças tenham mais qualidade de vida, o que irá impactar diretamente nos estudos”, disse.
O vice-prefeito Otávio Rocha falou sobre o projeto CONECTA MOC e também destacou a importância das novas quadras. “A digitalização vai garantir um novo futuro. Com essas tecnologias Montes Claros vai chegar cada vez mais longe, através de uma Administração participativa. Este é um projeto de grande impacto, assim como essas novas quadras, que vão levar mais qualidade aos alunos dessas escolas”, afirmou.
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, afirmou que as novas ferramentas tecnológicas vão aproximar a população do poder público. “Todas as pessoas devem ter acesso à informação e estamos usando a tecnologia para resolver isso. Essas ferramentas vão aproximar a população e vamos dar as respostas que as pessoas tanto precisam de forma eficaz e satisfatória. Esse sistema vai integrar tudo”, finalizou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025