A implementação de serviços de rastreamento e monitoramento de veículos contribui para uma gestão moderna e estratégica de uma frota com impactos positivos diretos na economicidade, na transparência e na qualidade dos serviços prestados à população. Desta forma, a Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de licitação para a contratação de empresa especializada em serviços de rastreamento, monitoramento e telemetria para sua frota de veículos e máquinas. O processo terá sua sessão pública com pregão eletrônico no dia 5 de dezembro.
Outros benefícios do monitoramento incluem um aumento da segurança patrimonial com facilidade para a recuperação de veículos, em caso de desaparecimento, ao mesmo tempo em que se coíbe desvios de finalidade, mau uso ou condução inadequada, reduzindo custos operacionais, uma vez que a telemetria permite detectar excessos de velocidade, freadas bruscas, acelerações desnecessárias que impactam diretamente no aumento do consumo de combustível e no desgaste dos veículos.
Ainda é importante destacar que os dados mais completos e individualizados fornecidos pelo monitoramento possibilitam a geração de relatórios gerenciais e auditorias precisas, fatores que aumentam a transparência na utilização dos recursos públicos. Outro benefício relevante é a eliminação da necessidade de preenchimento manual dos formulários de autorização para circulação de viaturas utilizados para registrar as informações obrigatórias relativas ao início e término das tarefas diárias.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025