Imagem de destaque CRIANÇAS E FAMILIARES FORAM CONTEMPLADOS - Donativos do II Jogo da Solidariedade entregues a dois projetos do CIAME

CRIANÇAS E FAMILIARES FORAM CONTEMPLADOS - Donativos do II Jogo da Solidariedade entregues a dois projetos do CIAME

30/12/2025 - 18:01 | atualizado em 30/12/2025 - 18:11
SECOM | Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

O trabalho esportivo e social, que combina gratidão aos parceiros e solidariedade ao próximo, ainda rende bons frutos e reflete no suporte para crianças e jovens neste final de ano. A segunda parte dos donativos arrecadados durante a realização do II Jogo da Solidariedade foi entregue na semana passada, em uma ação coordenada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude nas quadras do CIAME, no Grande Santos Reis.

Promovido pela Prefeitura de Montes Claros no dia 14/12, no Estádio José Maria Melo, o II Jogo da Solidariedade contou com a participação de atletas e ex-atletas profissionais da cidade e convidados com passagens por clubes brasileiros e do exterior. Foram arrecadados 196 brinquedos e 587 quilos de alimentos não perecíveis, que foram transformados em cestas para doação às famílias de crianças que ainda convivem com a vulnerabilidade social.

Um dos participantes em campo foi o ex-meia Tininho, que é de Montes Claros e fez grande parte de sua carreira no Feyenoord, um dos três principais clubes da Holanda, ao lado do PSV e Ajax. Ele foi o ex-jogador convidado para participar deste momento de entrega dos donativos no CIAME e aproveitou para dar uma palavra às crianças sobre a importância do esporte.

PROJETOS

Neste segundo momento de entrega dos brinquedos, realizada na véspera de Natal (23/12), foram contempladas dezenas de crianças assistidas pelo projeto do Boca Júnior e das "Meninas da Vila", uma das várias iniciativas sociais que utilizam o espaço do CIAME. E os alimentos entregues aos pais e responsáveis cadastrados pela coordenação desses projetos.

"Além da gratidão de ter sido convidado para o jogo, onde pude rever tantos amigos, fico mais feliz ainda de estar ajudando estas crianças de alguma forma. Penso que é no dia a dia que temos que nos dedicar aos outros, e espero de agora em diante estar mais perto de projetos como este", disse Tininho, que passou ainda pela Portuguesa e América/MG e foi campeão holandês na temporada 1998/99 e da Supertaça de 1999/2000.

Os projetos Boca Júnior e "Meninas da Vila", em parceria com o Instituto Dona Marli, realizam aulas voluntárias de futsal no próprio CIAME para 130 meninos e meninas de 7 a 14 anos. Os trabalhos acontecem ao longo da semana (segunda, terça e quinta) e têm um complemento aos domingos, com a transição para o futebol de campo, no Estádio Rubens Durães Peres (Campo da Liga).

"A gente prioriza a criançada vizinha ao CIAME aqui na região norte da cidade, mas as aulas são abertas para qualquer garoto ou garota dentro da faixa etária de seis a 15 anos. Temos o cuidado de gerar um cadastro com a autorização dos pais e responsáveis para melhor acompanhamento, inclusive na parte escolar e outros suportes", explica Jaime Amaro, um dos coordenadores do projeto.

ALCANCE

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Esporte, cede gratuitamente o espaço também para as atividades voluntárias dos "Embaixadores do Rei" (recreação e esporte), Bela Vista (futsal), Ginástica, "Garotas da Queimada", "Queimada Mista", Legendárias Futsal Feminino, Força Jovem Futsal, San Diego Júnior, Jiu-Jitsu Juvenil, Futsal Master. O local recebe ainda as aulas de Educação Física da Escola Estadual Belvinda Ribeiro.

A primeira remessa de brinquedos arrecadados no II Jogo da Solidariedade foi entregue no dia 16/12 para aproximadamente 100 crianças de quatro projetos sociais e voluntários que são desenvolvidos no Ginásio João Bosco Martins de Abreu, no Bairro Alto São João.