Imagem de destaque 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA - Hoje tem lançamento de livro sobre o poeta montes-clarense Agenor Barbosa, que participou da Semana

17/02/2022 - 17:03
ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Em 2022 o Brasil comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, evento promovido em São Paulo por artistas nacionais consagrados e que deflagrou uma verdadeira revolução na arte e na cultura nacionais, promovendo uma ruptura com os movimentos culturais do passado e consolidando o Modernismo Brasileiro.

Para marcar os 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Prefeitura de Montes Claros irá promover diversas ações culturais, começando pelo lançamento do livro Uma Tristeza Mineira numa Capa de Garoa - Agenor Barbosa: um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna, de Ivana Ferrante Rebello e Fabiano Lopes de Paula. O lançamento está marcado para esta quinta, 17, a partir das 20 horas, no Corredor Cultural (centro histórico de Montes Claros).

Manoel Hygino dos Santos, em texto publicado no site da Academia Mineira de Letras, fala sobre quem era o artista biografado:

“Entre os participantes da Semana, havia um mineiro, pouco conhecido presentemente: o poeta Agenor Barbosa, nascido em Montes Claros em 1896 e evocado recentemente por um historiador da região – Haroldo Lívio. Este reconhece que o vate norte-mineiro é até ignorado presentemente por seus conterrâneos, ainda que outro menestrel, Cândido Canela, o considerasse ‘o maior de todos os nascidos na cidade‘. Foi reverenciado em São Paulo, que o elegeu para o rol dos dez maiores poetas paulistas. (...) Agenor, segundo Haroldo Lívio, foi o único participante aplaudido pelo público, que vaiara Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Mário de Andrade e outros famanazes das artes. (...) Na paulicéia, em enquete da revista Panóplia, foi eleito como um dos maiores poetas de São Paulo. O escritor Mário da Silva Brito se refere a ele no livro História do Modernismo Brasileiro.”

PROGRAMAÇÃO -

A programação continua na sexta-feira, 18, com a realização, também às 20 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, Da abertura da Exposição Comemorativa "100 Anos da Semana de Arte Moderna", com curadoria da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros.

Já no sábado, 19, teremos uma Leitura Dramática Encenada do livro Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, obra biográfica sobre Tarsila do Amaral, uma das principais artistas modernistas da América Latina. A apresentação será no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural, a partir das 20 horas, com entrada gratuita.