No mês de fevereiro de 1922 o Brasil foi atingido por um verdadeiro terremoto: artistas que se tornariam referência no cenário nacional promoveram, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, a Semana de Arte Moderna, que consolidou o Modernismo Brasileiro, espalhando influências que chegaram até os dias de hoje.
Para marcar os 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Prefeitura de Montes Claros está promovendo diversas ações culturais, que começaram com o lançamento do livro Uma Tristeza Mineira numa Capa de Garoa - Agenor Barbosa: um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna, de Ivana Ferrante Rebello e Fabiano Lopes de Paula. Realizado ao ar livre no Corredor Cultural, nesta quinta, o lançamento atraiu um grande número de admiradores da cultura e da história nacionais, que participaram de show musical e sessão de autógrafos.
Nesta sexta, 18, às 20 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, a programação continua com a abertura da Exposição Comemorativa "100 Anos da Semana de Arte Moderna", com curadoria da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros. A exposição é organizada por Cleiton Cruz e traz obras dos seguintes artistas: Adriana Santos, Afonso Teixeira, Carlos Muniz, Carlos Araújo, Cibele Nunes, Cecília Schmidt, Cleiton Cruz, Cleiton Oliveira, Denison Bruno, Fabrício MDR, Felicidade Patrocínio, Francisca de Assis, Felipe Barros, Gemma Fonseca, Guilherme Aquino, Guilhermina Lúcia, Gu Ferreira, Ione Crusoé, João Rodrigues, Hélio Aguilar, Hélio Brantes, Henrique Rodrigues, Jorge Soares, Lúcio Saraiva, Magela Sena, Márcia Prates, Marly Gribel, Marcos Maia, Ney Antunes, Onofre Santos, Rose Andrade, Rosi Mota, Sérgio Ferreira, Ssara Dinizz, Vinícius Ribeiro e Walmir Alexandre.
"Montes Claros e região sempre se destacaram com seus artistas plásticos, a partir de nomes célebres como o querido Godofredo Guedes e despontando no cenário das Artes Visuais Mineiras e Nacionais com o reconhecimento do trabalho de importantes artistas plásticos, como Ray Colares, Konstantin Christoff, Yara Tupinambá, entre outros, também participantes desta mostra. Nossos artistas trazem muitas das conquistas e contribuições propiciadas pelo movimento da arte moderna brasileira e suas vertentes artísticas desenvolvidas em várias escolas e movimentos, como a Pop Art, o Novo Realismo, a Nova Figuração, o Concretismo e o Neoconcretismo, o Neoexpressionismo com o retorno da pintura do Figurativismo, além (e muito especialmente) da contribuição da arte popular, fonte de estudos da cultura visual, com novas abordagens e valorização dos processos culturais: hábitos e costumes visuais referentes aos povos", destaca texto da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros. A visitação é gratuita.
LEITURA DRAMÁTICA - No sábado, 19, a programação do Centenário da Semana de Arte Moderna será encerrada com uma Leitura Dramática Encenada do livro Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, obra biográfica sobre Tarsila do Amaral, uma das principais artistas modernistas da América Latina. A apresentação será no Auditório Cândido Canela do Centro Cultural, a partir das 20 horas, com entrada gratuita (os ingressos são limitados e serão distribuídos no local, a partir das 19 horas).
A Leitura Dramática terá atuações de Mírian Walderez (interpretando Tarsila), Dóris Araújo (Anita Malfatti), Nelson Bam Bam Junior (Oswald de Andrade), Aroldo Pereira (Mário de Andrade) e André Freitas. A direção será de Nelson Bam Bam Junior.
Não deixe de participar!!!
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025