Imagem de destaque 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT levou milhares de pessoas para a avenida Sanitária

30/09/2019 - 14:59
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Silvana Mameluque

No último sábado, 28, a avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária) recebeu a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Montes Claros. Segundo a organização do evento, a iniciativa atraiu um público estimado entre 18 e 20 mil pessoas, que compareceram à avenida para uma manifestação pelo respeito à diversidade, em um clima de descontração e alegria.

O presidente do Movimento Gay dos Gerais (MGG), José Cândido de Souza Filho, lembra que esta edição do evento é especial, pois comemora os 50 anos da luta do movimento gay, materializada no episódio do bar Stonewall Inn, em Nova York, quando gays e lésbicas reagiram à repressão da polícia e se revoltaram.

Candinho, como é mais conhecido, ressaltou que a Parada Gay 2019 transcorreu em um clima cordial, sem qualquer tipo de ocorrência, e aproveitou para agradecer à Prefeitura, através da Guarda Municipal e da MCTrans, e à Polícia Militar, pelo apoio que proporcionaram ao que chamou de “sucesso total” do evento.

A 16ª Parada do Orgulho LGBT também chamou a atenção da sociedade para a saúde mental e para a prevenção ao suicídio, uma vez que estamos em plena campanha Setembro Amarelo. Além das tradicionais performances, fantasias e adereços pouco discretos, típicos do movimento, o evento ainda contou com atrações musicais que agradaram a todos os gostos, por sua diversidade de ritmos.