Imagem de destaque 35º PSIU POÉTICO - Festival de Arte Contemporânea foi encerrado nessa terça-feira

35º PSIU POÉTICO - Festival de Arte Contemporânea foi encerrado nessa terça-feira

13/10/2021 - 16:58
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Silvana Mameluque | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Foi encerrada, na Casa de Augusta (Corredor Cultural), no dia 12 de outubro, a 35ª edição do Psiu Poético, evento promovido pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com o Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética. Com o tema “Ante Verbo”, o Festival de Arte Contemporânea celebrou a poesia em todas as suas vertentes.  

Estavam presentes ao evento de encerramento o poeta, letrista e compositor do Clube da Esquina, Murilo Antunes, o jovem poeta Vitor Oliva, o artista Pedro Tomasso, a poeta Paula Andrade, entre outros artistas e amantes da cultura.

Na oportunidade, foi feito o lançamento das obras “A espera de Caronte”, de Vitor Oliva, e “O novo no ovo”, de Paula Andrade, além de uma apresentação musical do artista Pedro Tomasso.  

Sidneia Simões, uma das homenageadas, ficou muito honrada por ter participado do evento: “foi uma alegria receber essa homenagem ao lado de tantos artistas talentosos. Confesso que fiquei muito emocionada. Tenho uma profunda admiração pelo Psiu Poético e pela gente de Montes Claros. Este festival é referência para Minas e para o Brasil, a reconhecer e despertar talentos e o gosto pela poesia”.

Para o poeta Vitor Oliva, “a sensação de participar do Psiu é sempre expansiva, provedora, um tanto eletrizante. Acho que por toda a história que carrega, construída em torno da celebração de um naturalismo poético humano. É um símbolo enorme de resistência cultural e humana, em suas partilhas e provocações ao mundo, que vem passando por mudanças drásticas em suas esferas de ação e pensamento”.

Murilo Antunes destacou que o fato da cidade manter há 35 anos um movimento dedicado à poesia é um motivo de grande orgulho para a cultura: “eu tiro o chapéu para esse movimento”.

O secretário de Cultura da Prefeitura de Montes Claros, João Rodrigues, que apoiou toda a edição 2021 do projeto, também prestigiou o evento de encerramento.