Dentro das dependências do Centro Cultural Hermes de Paula há um espaço onde se manifesta a genuína inspiração teatral. Trata-se do Teatro Municipal Cândido Canela. O local recebe um público estimado de 150 a 185 pessoas por sessão. Em basicamente todo final de semana há peças teatrais. Para incentivar a população a ir ao teatro, as atrações costumam ser a preços populares.
O Teatro Municipal Cândido Canela era, num primeiro momento, um auditório, e sua função se restringia a receber palestras e reuniões. Através de uma reunião da classe artística de Montes Claros, liderada pelo jornalista Manuel de Oliveira, com o prefeito Antônio Lafetá Rebelo, foram realizadas algumas adaptações para que o auditório se transformasse em espaço teatral.
Para comemorar o ocorrido, foi encenada a que seria a primeira peça do novo teatro: “A formiga que queria ser cidade e virou princesa”. A obra, de autoria de Reginauro Silva, contava de forma bem humorada a história de Montes Claros, de sua fundação até o final da década de 1970.
Para Aroldo Pereira, um dos artistas que lutou pela implantação do Cândido Canela, o Teatro Municipal tem uma importância valiosa no cenário artístico montes-clarense, norte mineiro e nacional: “nomes como Diógenes Câmara, ator e diretor, e Cândido Canela, poeta e escritor, contribuíram para que a cidade se tornasse referência em encenação teatral”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025