Imagem de destaque 40 Anos do Centro Cultural Hermes de Paula - Teatro Municipal Cândido Canela: de um pequeno auditório para um importante espaço teatral

40 Anos do Centro Cultural Hermes de Paula - Teatro Municipal Cândido Canela: de um pequeno auditório para um importante espaço teatral

15/04/2019 - 16:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Silvana Mameluque

Dentro das dependências do Centro Cultural Hermes de Paula há um espaço onde se manifesta a genuína inspiração teatral. Trata-se do Teatro Municipal Cândido Canela. O local recebe um público estimado de 150 a 185 pessoas por sessão. Em basicamente todo final de semana há peças teatrais. Para incentivar a população a ir ao teatro, as atrações costumam ser a preços populares.

O Teatro Municipal Cândido Canela era, num primeiro momento, um auditório, e sua função se restringia a receber palestras e reuniões. Através de uma reunião da classe artística de Montes Claros, liderada pelo jornalista Manuel de Oliveira, com o prefeito Antônio Lafetá Rebelo, foram realizadas algumas adaptações para que o auditório se transformasse em espaço teatral.  

Para comemorar o ocorrido, foi encenada a que seria a primeira peça do novo teatro: “A formiga que queria ser cidade e virou princesa”.  A obra, de autoria de Reginauro Silva, contava de forma bem humorada a história de Montes Claros, de sua fundação até o final da década de 1970.

Para Aroldo Pereira, um dos artistas que lutou pela implantação do Cândido Canela, o Teatro Municipal tem uma importância valiosa no cenário artístico montes-clarense, norte mineiro e nacional: “nomes como Diógenes Câmara, ator e diretor, e Cândido Canela, poeta e escritor, contribuíram para que a cidade se tornasse referência em encenação teatral”.  

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000