Imagem de destaque Centro Cultural recebe obras do poeta Mané do Café

Centro Cultural recebe obras do poeta Mané do Café

01/11/2019 - 14:23
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

O Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto, localizado no Centro Cultural Hermes de Paula, recebe, até o dia 15 de novembro, uma exposição de poemas do poeta Mané do Café, um dos grandes ícones da poesia contemporânea nacional. Nascido em Embu das Artes/SP, Manoelídio Ramalho de Oliveira ganhou o apelido de “Mané do Café” quando servia cafezinho no metrô de São Paulo. Aos 74 anos, o poeta tem três livros de poesia lançados, com uma temática que aborda questões cotidianas e existenciais.

Dos 33 anos do Psiu Poético, Mané do Café já participa há 25 edições consecutivas. Com orgulho, ele conta que vem a Montes Claros todos os anos por conta própria e por amor à poesia. “Venho anualmente, porque nasci com o dom da poesia e amo o que faço, sou apaixonado por Montes Claros”, explica.

O poeta Mané do Café tem as suas particularidades criativas. Todos que conversam com ele saem com um poema em mãos: pequenos papéis impressos que ele chama de “Filipetas”. Improvisador nato, o artista apresenta sempre um poema oportuno para cada situação.

“Acredito que a poesia transforma vidas e Montes Claros é um exemplo disso. Sinto grande orgulho em ver a minha obra sendo apreciada aqui”, afirma. Os poemas de Mané do Café ficam expostos na Biblioteca Pública do Centro Cultural até o dia 15 deste mês, das 8h às 19h. A visitação é gratuita.