Imagem de destaque Diversos eventos online marcam as comemorações pelo aniversário de 41 anos do Centro Cultural

Diversos eventos online marcam as comemorações pelo aniversário de 41 anos do Centro Cultural

27/05/2020 - 16:53
ASCOM | Texto: ASCOM

No dia 22 de maio de 1979 o Centro Cultural Hermes de Paula foi oficialmente inaugurado. Desse dia em diante, o local firmou-se como um dos mais importantes fomentadores e divulgadores da cultura, da arte e do folclore montes-clarense e norte-mineiro. De 1979 pra cá, o mundo mudou bastante, mas a relevância do Centro Cultural só cresceu. Em 2020, o mundo mudou ainda mais radicalmente, tanto que se tornou impensável uma comemoração tradicional para celebrar o aniversário de 41 anos do espaço, completados na última sexta-feira, no meio da pandemia.

No entanto, a arte e a cultura sempre encontram meios de se expressar, e por isso eventos online estão sendo realizados para marcar o aniversário do Centro Cultural sem provocar aglomerações físicas, mas conseguindo juntar muita gente no ambiente virtual.

Como parte das comemorações, Aroldo Pereira, poeta, ator e coordenador da Biblioteca do Centro Cultural, apresentou nesta quarta-feira, 27, um misto de recital poético e performance de rocks autorais, refletindo sobre o momento de pandemia. A apresentação, com o título "O Poeta é a Mãe", foi transmitida ao vivo pelo perfil oficial da comunidade Baanko no Instagram, e arrecadou doações para famílias necessitadas não só do Brasil, mas também de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola.

No sábado,  30, as comemorações continuam, com Aroldo Pereira fazendo uma live com o arquiteto e amante das artes Bernardo José, a partir das 20 horas, com transmissão pelo Facebook.

No domingo, 31, às 21 horas, será realizada mais uma live, dessa vez entre Aroldo Pereira e o escritor, editor e professor da Unimontes Anelito de Oliveira. A live será transmitida no Instagram de Anelito, dentro do projeto Quarentena Afro-brasileira - Diário Negro.