Imagem de destaque Exposição retrata a mulher e sua experiência durante a pandemia

Exposição retrata a mulher e sua experiência durante a pandemia

25/02/2021 - 18:09
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Divulgação

No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, será realizada, em Montes Claros, a Mostra "Além das jan[ELAS]", da fotógrafa Elza Cohen. A exposição trará retratos e depoimentos em vídeo de 20 mulheres do Norte de Minas, para dar voz e visibilidade às suas experiências na pandemia.

De acordo com Elza, "a inspiração para o título veio da ideia que as janelas representam durante o isolamento na pandemia, sobretudo as janelas virtuais e as subjetivas, uma vez que elas nos projetaram para novas perspectivas de vida e de mundo".

A Mostra, que foi contemplada pelo edital emergencial de cultura da Lei Aldir Blanc/MG e conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, fará uma intervenção urbana no estilo lambe-lambe, com os retratos impressos e colados em espaços públicos na região central e sul da cidade.

Nas imagens captadas pela fotógrafa, as mulheres aparecem segurando alguns objetos coloridos que, de algum modo, estiveram presentes e se tornaram referências no cotidiano durante o enfrentamento da pandemia. "Os objetos estão posicionados na frente dos rostos como símbolo das máscaras que são usadas como proteção contra o vírus, uma maneira de incentivar o uso da mesma pela população”, ressalta a fotógrafa.

A Mostra poderá ser visitada pela população no Casarão Menezes, no Corredor Cultural e na Praça da Matriz, durante todo o dia. A Mostra também fará parte das ações voltadas pro mês da mulher no Montes Claros Shopping. Lá, a exposição ficará de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e nos domingos, das 10 às 20 horas.

A exposição terá também uma versão virtual e poderá ser visitada no site e nas redes sociais da fotógrafa:

http://www.elzacohen.me/

https://www.instagram.com/elzacohen/

https://www.instagram.com/alemdasjanelasprojeto/

www.facebook.com/ELZACOHEN.photography