Imagem de destaque FESTAS DE AGOSTO E FESTIVAL FOLCLÓRICO - Abertura oficial é realizada na sede da Associação dos Catopês

FESTAS DE AGOSTO E FESTIVAL FOLCLÓRICO - Abertura oficial é realizada na sede da Associação dos Catopês

17/08/2022 - 10:23 | atualizado em 17/08/2022 - 11:17
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, na noite dessa terça-feira, 16, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, a abertura oficial da 181ª edição das Festas de Agosto e do 42º Festival Folclórico da cidade.

A solenidade contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, que representou o prefeito Humberto Souto; de Milena Pedrosa, secretária-adjunta de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais; além de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, foliões e apoiadores da maior festa popular de Montes Claros.

Em seu pronunciamento, Guilherme Guimarães destacou que “depois de dois anos sem festejos, a abertura oficial acontece pela primeira vez na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, para resgatar ainda mais a tradição. E a festa vem ao encontro de unir ainda mais os foliões, que perderam nos últimos anos vários mestres. E, hoje, os herdeiros nos mostram que a tradição vai continuar, com esses novos mestres”.

Milena Pedrosa conta que ficou encantada com a abertura dos festejos. “Participo pela primeira vez, sendo uma honra a Secretaria de Cultura e Turismo vivenciar essa festa, exemplo de mineiridade e fé, com os filhos dos mestres que já se foram. Eu nunca presenciei uma mineiridade tão linda e forte através da cultura. É de fundamental importância a realização de festejos como essa celebração”, afirmou.

Secretário de Cultura da Prefeitura, João Rodrigues enfatizou que “a festa é a maior manifestação de cultura popular da região. Pela primeira vez, a abertura acontece no berço da formação da festa. E os verdadeiros protagonistas da festa são os catopês, marujos e caboclinhos, que fazem dessa festa um resgate da memória e da cultura, através de momentos de fé, para que a tradição permaneça por muitos anos. Agradecemos a todos os parceiros e a integração de todas as secretarias para que o evento acontecesse”.