Imagem de destaque FESTAS DE AGOSTO - Fé, tradição e cultura no cortejo de São Benedito

FESTAS DE AGOSTO - Fé, tradição e cultura no cortejo de São Benedito

19/08/2022 - 13:55
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A edição 181 das Festas de Agosto e o 42º Festival Folclórico de Montes Claros seguem movimentando a cidade. Na manhã desta sexta-feira, 19, aconteceu o Reinado de São Benedito. Partindo da Praça Dr. Chaves, em frente ao Automóvel Clube, o cortejo percorreu as ruas centrais da cidade, rumo à Igreja do Rosário. Os catopês, marujos e caboclinhos emocionaram a multidão que parou para ver o desfile.

Em seu primeiro festejo após a morte de Mestre Zanza, considerado o grande fomentador da centenária festa, o seu filho, Júnior Zanza, destacou que “o cortejo de São Benedito é de fundamental importância. Os catopês, marujos e caboclinhos vêm celebrar o cortejo do rei e da rainha de São Benedito, protetor dos humildes e abençoador de todos. E os três grupos estão aqui com muita fé e devoção, para prestigiar e continuar fazendo essa festa com a população. Esse primeiro ano sem meu pai não é fácil, mas eu vejo em todos os participantes a imagem dele refletida”.

Sônia Pimenta Santos, 56 anos, professora e artesã, também é filha de mestre Zanza. “Por não aceitarem mulheres no grupo, eu participava cuidando do meu pai, que já estava com a saúde debilitada. Agora é o primeiro ano que participo no cortejo. Foi uma promessa feita a ele, antes de sua morte. Participar mostra o legado que ele deixou, com o terno idealizado por ele”, observa.

Betão Lopes, de 55 anos, caminhoneiro e devoto de São Benedito, contou o que o levou a participar do cortejo: “eu tenho um compromisso cristão, tanto com o santo São Benedito quanto com o terno e com as pessoas. Devido ao fato de estar diminuindo a quantidade de membros, eu voltei a participar, para não deixar morrer a tradição”.

Daniele Chaves, 42 anos, há 10 desfila no cortejo de Nossa Senhora do Rosário. "Eu nasci nesse meio da cultura e tradição. E participar do cortejo de São Benedito demonstra fé, cultura e religiosidade, para não deixar morrer a tradição de mais de 180 anos", observa.

A Festa continua na tarde desta sexta-feira, 19, com apresentação de todos os ternos no Montes Claros Shopping. À noite, a partir das 19 horas, um cortejo sai da rua Montes, no bairro Santa Rita l, indo até a Igrejinha do Rosário, onde será levantado o Mastro do Divino Espírito Santo, às 21 horas.

A Prefeitura de Montes Claros realiza também o 42º Festival Folclórico da cidade. Nesta sexta, 19, na Praça da Matriz, no Palco Principal, tem apresentação do músico Maurício Tizumba e da Banda Taboo. Já o Palco Arena recebe o Grupo Faminguê.

Os festejos continuam até domingo, 21, com muitas atrações culturais gratuitas.