Imagem de destaque "FILHOTE" DO PSIU POÉTICO - Evento Quarta Poética acontece amanhã

"FILHOTE" DO PSIU POÉTICO - Evento Quarta Poética acontece amanhã

22/03/2022 - 12:37
ASCOM | Texto e Fotos: Daniel Moraes | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, realiza amanhã, 23 de março, mais uma edição da Quarta Poética, evento dedicado a celebrar a arte e a cultura locais.

O encontro vai acontecer no Quintal Avenida Rock Bar (avenida Deputado Esteves Rodrigues, 418 - Melo), a partir das 20 horas, com entrada gratuita.

A programação inclui o lançamento de livros e sessões de autógrafos. Entre os autores confirmados está o poeta paulista Claudio Laureatti, lançando seu livro Luz & ribalta, que inclui poemas, poesias visuais e músicas. Laureatti, que é fundador do Sarau da Paulista, explica que a obra "coroa mais de 20 anos de perfomances em saraus e agitação cultural. Com o PDF (junho/2020) e o livro físico (junho de 2021) lançados em plena pandemia, a obra documenta essa trajetória em meio ao "memento mori" ("lembre-se que vai morrer") instaurado durante a fase pandêmica. Foi importante a feitura deste livro  ("documentação") e agora é divulgar, lembrando de toda a caminhada, todo o acúmulo, toda a bagagem e, é claro, todo o risco que foi não ter este registro se pessoas da cultura não tivessem se atentado para a necessidade da permanência deste trabalho de poesia e teatro casados."

Quem também estará presente é a escritora Mara Parrela, que é natural de Belo Horizonte mas vive há mais de duas décadas na Holanda. "Estive em Montes Claros no ano passado, em um projeto chamado Casinha de Van Gogh, divulgando meu último livro, Poemas Nada Blasé, que é uma homenagem à cidade de Amsterdã. Agora, estou lançando em Montes Claros o livro anterior, Turismo Social, que é uma homenagem a Roterdã e que tem apresentação dos jornalistas Luiz Ribeiro e Leila Ferreira. O livro guia o leitor pelos pontos turísticos, pela história, pela guerra. Tem um capítulo em especial, chamado Kit De Sobrevivência, que é uma orientação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública da Holanda contra o terrorismo e que me parecia muito irreal. Hoje, depois da pandemia, eu até atualizei esse kit, incluindo testes de Covid, termômetros e máscaras, e agora me pergunto qual tipo de máscara deveria usar contra uma ataque nuclear, possibilidade que está assustando a todos", confessa. 

"Esse será meu primeiro livro lançado na cidade, no pais, chamado Dourado e Rubro. É uma emoção muito grande poder, nesses tempos sombrios, de muita guerra de muita luta, poder celebrar a poesia, ou celebrar a vida através da poesia, através da arte, que podem amenizar nosso sofrimento, nossa angústia diante da situação que nós estamos vivendo. Poder celebrar presencialmente é uma emoção muito grande, trocar essa energia com as pessoas, fomentando a poesia e a arte de modo geral", comemora o poeta montes-clarense Renilson Durães, também confirmado.  

Além do lançamento dos livros, o evento também terá momentos de microfone aberto, quando os presentes poderão performar quaisquer manifestações artísticas e/ou musicais.

O Quarta Poética é um evento ligado ao "Psiu Poético", Festival de Arte Contemporânea que é realizado em Montes Claros anualmente e de forma ininterrupta desde 1987, sendo considerado o maior evento nacional do gênero.

Mais informações pelo telefone (38) 2211-3800.