Imagem de destaque Georgino Júnior é homenageado com apresentação e exposição

Georgino Júnior é homenageado com apresentação e exposição

22/10/2018 - 15:57
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: ASCOM | Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira, 23, será realizado um evento especial do Psiu Poético em homenagem ao poeta, jornalista, professor, chargista e artista plástico Georgino Júnior, falecido no último dia 13. O evento, intitulado “Pai e Filha”, vai homenagear também a filha de Georgino, Gabriella Mendes de Souza.

 

Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, a homenagem vai contar com a participação de artistas como Paulo Davi, Jorge Terceiro, Maria Cida Neri, Jefferson de Souza, Jéssica Mendes, Tico Lopes, MiriaM Lorentz, Aroldo Pereira e Gabriella Mendes de Souza, entre outros. As músicas “Montesclareou” e “Sideral”, duas de suas mais conhecidas composições, feitas em parceria com o cantor e compositor Tino Gomes, serão destaque na programação.

 

O evento será a partir das 19h, no auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula. A entrada é gratuita.

 

Também no Centro Cultural, mas na Biblioteca Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho", já está sendo realizada uma exposição de poemas escritos por Georgino. As obras estarão expostas no Painel Permanente de Poesia "Juca Silva Neto" até o próximo dia 31 de outubro, podendo ser visitadas das 8 às 21h45, todos os dias.

 

GEORGINO JÚNIOR – Nascido em 1949, Georgino Júnior construiu uma história marcante, sobretudo na imprensa montes-clarense. Ainda novo, foi assessor de gabinete do prefeito Antônio Lafetá Rebello. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990 foi cronista no Jornal de Montes Claros. Foi editor do caderno de cultura por quase uma década no Jornal do Norte. Sua última atuação na imprensa foi no jornal O Norte de Minas, também como cronista.

 

Como poeta, publicou no ano 2000, pela editora Unimontes, o livro “Bola pra Frente Futebol Clube”. Georgino se destacou também na música, sendo letrista em parceria com músicos como Tico Lopes, Zé Xorró e Tino Gomes. É autor, ao lado deste último, da música “Montesclareou”, que foi eleita a canção oficial da cidade.

 

Georgino Júnior também foi chargista e artista plástico. Além disso, foi professor durante muitos anos no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros. Georgino deixou esposa e quatro filhos, além de uma vasta obra.