O Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça da Matriz (centro histórico de Montes Claros) abriga um espaço onde são expostas as mais variadas manifestações artísticas em forma de telas, esculturas e materiais fotográficos. Trata-se da Galeria de artes Godofredo Guedes.
Inaugurada em 22 de maio de 1979, o local recebe em média 10 artistas por ano. Nessas décadas, muitos artistas de renome, tanto de Montes Claros quanto de outras regiões do Brasil, passaram por lá, como Conceição Melo, Márcia Prates, Carlos Maia, Gemma Fonseca e Célia Barroso.
A cada exposição, um assunto é abordado com o intuito de trazer à população uma visão artística e crítica sobre o tema em questão. O Rio São Francisco e a vida do sertanejo do norte de Minas, por exemplo, já foram retratados em telas e fotografias.
A galeria também dá espaço para as manifestações folclóricas e culturais de Montes Claros. Nas tradicionais Festas de Agosto, por exemplo, o local recebe obras e fotos que valorizam as manifestações dos catopês, marujos e caboclinhos. Outro evento festivo sempre presente na galeria é a Festa Nacional do Pequi, quando é prestada uma honrosa homenagem ao fruto famoso da região e à culinária norte mineira.
Godofredo Guedes
Nascido em Riacho de Santana, Bahia, em 1908, Godofredo Guedes foi músico e compositor. Chegou em Montes Claros em 1935. Foi responsável pela maioria dos bailes e serestas de Montes Claros. Compôs mais de 100 músicas, como marchinhas e sambas. Escreveu também modinhas, serestas, marchas, dobrados e boleros.
Nas artes plásticas, foi desenhista e pintor, autor de obras de grande expressão. Ele gostava de retratar em seus trabalhos temas populares e paisagens. Faleceu em 1983.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025