Será lançado no dia 23 de agosto, às 15 horas, pelo YouTube, o documentário “Montes Claros - Um lugar do encontro”, que traz memórias e depoimentos que ajudam a contar a história passada e presente de uma cidade que se formou a partir da confluência de povos e culturas de diferentes regiões do país e do mundo.
O filme, que marcará o encerramento da programação do Festival Agosto Vivo, traz e conecta histórias de vida de diversas pessoas - conhecidas e anônimas - para resgatar e ilustrar a formação cultural e social de Montes Claros, destacando a importância da cidade e da região para Minas Gerais e o Brasil.
O trem de passageiros, o antigo Mercado Municipal, a formação dos bate paus para defender a cidade da invasão de Lampião, a importância dos estrangeiros que vieram residir em Montes Claros e a singularidade da cultura norte-mineira, incluindo a alimentação, as folias e a religiosidade, são alguns dos temas abordados pelos depoimentos de antigos moradores, professores, ex-funcionários do trem de ferro, mestres, estrangeiros e outros entrevistados.
Sobre o projeto
O filme faz parte do projeto "Memórias são para sempre - A história de Montes Claros contada por sua gente", selecionado em 2017 pelo Edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros (SISMIC/2017), e se inspirou no escritor montes-clarense Ciro dos Anjos para conectar narrativas memorialísticas de diferentes pessoas da cidade, em prol da construção de uma memória coletiva que ilustre um pouco sobre a formação de Montes Claros, uma cidade cuja confluência de povos e culturas de diferentes regiões do país e do mundo é uma de suas características mais marcantes. Portugueses, índios, quilombolas, baianos, paulistas e pessoas vindas de diferentes regiões do planeta contribuíram para a formação cultural, social e econômica desta cidade, que se tornou palco de um maravilhoso encontro. As filmagens foram realizadas nos municípios de Montes Claros, Grão Mogol e Matias Cardoso, onde foram entrevistadas 24 pessoas.
Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que, após a primeira exibição, continuará disponível gratuitamente na plataforma YouTube, e será distribuído em formato de DVD a todas as escolas públicas e privadas do município de Montes Claros, graças ao financiamento coletivo feito por pessoas de diversas regiões do país, que apoiaram a produção e distribuição deste material.
O idealizador, roteirista e diretor do filme, Frederico Maciel, destaca que as histórias registradas no documentário ajudam a resgatar e valorizar a memória dessa cidade cosmopolita. “Ao promover esse resgate memorialístico, o documentário visa valorizar a história oral, que é tão importante na nossa região, e valorizar a cultura local, a partir de perspectivas das diferentes culturas, saberes e povos que proporcionaram a formação da cidade, uma formação complexa e conflituosa, mas também diversa, cativante e única”, diz.
Ficha Técnica
Título original: Montes Claros – Um lugar do Encontro
Gênero: Documentário
Formato: HDV
Ano: 2020
Duração: 136 min.
Cidade/País: Montes Claros-MG / Brasil
Músicas: Téo Azevedo e Assis Ângelo
Produção: Maria Terezinha Paulino
Assistentes de Produção: Bráulio Siffert e José Bicalho Jr.
Edição: Rogério Oliveira e Frederico Maciel
Roteiro e Direção: Frederico Maciel
Facebook: @montesclarosumlugardoencontro
Instagram: @montesclaros_umlugardoencontro
www.agostovivo.com.br
@agostovivo
Incentivo
Sistema Municipal de Incentivo a Cultura – SISMIC
Prefeitura de Montes Claros
Secretaria Municipal de Cultura
Apoio Cultural
PPGDS/Unimontes
Ideário Design
Juçara Costa
Téo Azevedo
Assis Ângelo
Posto Bandeirante
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025