Imagem de destaque Mostra fotográfica revela cotidiano da mulher nortemineira durante a pandemia

Mostra fotográfica revela cotidiano da mulher nortemineira durante a pandemia

23/07/2021 - 10:25 | atualizado em 23/07/2021 - 13:14
ASCOM | Texto: Secretaria de Cultural | Fotos: Stefani Mota e Elza Cohen

Sob o olhar da fotógrafa, artista visual, diretora e produtora cultural Elza Cohen,  a série de retratos "Além das Jan[ELAS]" é inspirada na ideia de que as janelas durante o isolamento social na pandemia,  sobretudo as janelas virtuais e as subjetivas, projetaram para novas perspectivas de vida e de mundo.

A mostra, que já foi apresentada em uma intervenção urbana no formato lambe-lambe com os retratos colados nas ruas de Montes Claros, apresenta nesta reedição da exposição no Montes Claros Shopping  retratos impressos e emoldurados na dimensão 40x60cm de 19 mulheres do norte de Minas Gerais. 

As imagens, que trazem a diversidade feminina, em diferentes idades e ocupações, são resultado de uma investigação profunda no cotidiano dessas mulheres e de como a crise sanitária causada pela covid-19 afetou suas rotinas. Com uma escolha estética voltada para o preto e branco, Elza Cohen apresenta as mulheres segurando alguns objetos coloridos que, de algum modo, estiveram presentes e se tornaram referências no cotidiano durante o enfrentamento da crise. Os objetos estão posicionados na frente dos rostos como símbolo das máscaras que são usadas como proteção contra o vírus, uma maneira de inspirar e incentivar o uso da mesma pela população.

Lembrando que o uso das máscaras também estimulou mais atenção ao olhar, olhos nos olhos das pessoas. O colorido dos objetos sobre o preto e branco da fotografia dão um tom intimista e otimista ao conjunto da obra que pretende ser uma memória visual coletiva a partir da perspectiva feminina. 

Esse projeto foi contemplado pelo edital emergencial de cultura Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de MG e Secretaria de Cultura de Montes Claros. 


 

Sobre a artista: Elza Cohen

Nascida no Sertão Norte Mineiro, adotou o Rio de Janeiro e São Paulo para viver e trabalhar, onde se tornou conhecida trabalhando durante anos em diversas funções no meio artístico e cultural. Atualmente se divide entre São Paulo e Montes Claros. No momento, seu foco principal é a fotografia e o audiovisual, atuando em diversos segmentos, vem construindo uma obra fotográfica autoral voltada para temas contemporâneos que afetam a humanidade, sobretudo com ênfase no universo feminino, GLBTQIA+, povos tradicionais e documentários sobre o universo da música.

Sua formação é autodidata, curiosa, observadora, criativa e muito estudiosa por meio da internet, livros e filmes. No currículo carrega também alguns cursos e workshops presenciais e remotos de fotografia, tratamento de imagem, color grading, cinema e história da arte no SESC/SP, MIS (Museu da Imagem e Som) e no IMS (Instituto Moreira Sales), Casa Canon, Oficinas Culturais de SP, AVmakers e Senac/SP. 

Participou de várias exposições coletivas em São Paulo como: Multigraphias - "A fotografia é uma opinião” - inspirada no debate de Susan Sontag em “Questão de ênfase” que aconteceu no metrô de São Paulo que reuniu artistas de várias partes do mundo, assim como exposições coletivas no MIS/SP (Museu da Imagem e do Som) e SESC/SP.

No momento, devido a crise da Covid19, teve que reinventar sua forma de trabalhar e criar para se manter criativa e em movimento realizando projetos de fotografia e documentários remotos capturados por vídeo chamada. Durante a quarentena da Covid 19, criou o projeto Foto+Afeto: Perto á Distancia pelo qual fotografou e entrevistou mais de 60 mulheres do meio artístico e cultural, amigas e mulheres dos eu relacionamento de trabalho, de diferentes realidades, cores e idades morando no Brasil e em outras partes do mundo remotamente pelo aplicativo FaceTime (projeto este que está em processo criativo de um livro). Filmou também remotamente o WebDocumentário PAUSA: vulnerabilidade e força das mulheres artistas da cultura hip hop na pandemia com recursos da Secretaria de Cultura de São Paulo Capital da Cultura e do Mês do Hip Hop SP/21.


 

Mulheres retratadas: 


 

Tainá Bulhões (31 anos, mestre em geografia, produtora cultural e percurssionista), Ellen Carine (Mulher trans, cabeleireira, digital influencer (primeira mulher trans no norte de Minas a ter um filho biológico com pai homen trans), Olivia Leal (Educadora, militante do movimento sem terra, Estudante de historia), Maria Angélica Figueiredo (Produtora cultural, Militante do Levante Popular da Juventude, Percussionista do grupo Maria Bonita e poeta), Ana Elisa  (24 anos, mãe, estudante universitária e idealizadora do Brechó Chá de Hortelã), Maria Luisa (22 anos, Estudante, militante da Unidade Popular em Montes Claros, diretora da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais.),  Iara Pimentel (Professora, Vereadora  eleita em 2020 por Montes Claros e Militante dos Movimentos Sociais), Carine Guedes 28, anos, Terapeuta Holística e Estudante de Desenvolvimento Social), Karen Nascimento (Cantora, musicista e professora de música no Conservatório de Música de Montes Claros), Érika Rodrigues (30 anos, Advogada e futura mãe), Ediane Afonso Soares (Mãe solo, Estudante de Pedagogia e Líder Comunitária), Elisa Afonso Guimarães (12 anos, estudante), Gisléia (Professora, Artesã, Crochêteira e mãe solo), Dra Chiara Mendes (Médica Ginecologista e obstetra), Dna Teresinha (62 anos, Gari, dona de casa e avó), Amanda Sousa (Cantora, professora de musica e mãe de gêmeos), Amora Gonçalves Pereira (Psicologa e Assistente Social) Maria Eraci (Dona de Casa, Camelô, vendedora de Água na Rua (Corredor do Povo), Leticia Imperatriz (Mulher Trans e cientista social no Programa Fica Viva, Coordenadora Adjunta Estadual da Aliança Nacional LGBTI+ em Minas Gerais), Dna Jucelina Pereira Neta (91 anos, professora e costureira aposentada)


 

Serviços:

Além das JanELAS

Exposição fotográfica de Elza Cohen 

São 19 quadros na dimensão 40X60 com retratos de mulheres diversas do norte de minas no contexto da pandemia, inspirado no uso das máscaras protetoras da Covid19

Dia 24 /07/21 - das 10h as 21h de segunda a sábado e das 10h ás 20h domingos e feriados

Local: Montes Claros Shopping - na Galeria ao lado da loja Track & Field