Uma das mais importantes personalidades de Montes Claros, Antônio Lafetá Rebello, foi prefeito da cidade em dois períodos: de 1967 a 1970 e de 1977 a 1982. À frente da Administração Municipal, Toninho Rebello, como era mais conhecido, contribuiu muito para a evolução da cidade como um todo.
Na época, a cidade experimentou sua maior transformação urbanística até então. Foi ele o gestor do Plano Diretor, instrumento de planejamento urbano que modificaria de maneira irreversível a face de Montes Claros. Dentro desse projeto de modernização urbana, Lafetá implantou asfalto na maioria das vias públicas do centro da cidade.
Um outro feito dele foi ter concluído o novo espaço para o Mercado Municipal na Rua Joaquim Costa, iniciado no governo de Simeão Ribeiro Pires. Até então, o empreendimento comercial era localizado em frente à Praça Dr. Carlos Versiane, onde é hoje o Shopping Popular.
Quanto à estrutura administrativa, Lafetá mudou a Prefeitura para a avenida Coronel Prates, onde teve melhores instalações. Com olhar de empreendedorismo, criou uma oficina própria de manutenção dos equipamentos da Prefeitura.
Lafetá foi mentor de outras grandes obras, como o Centro Cultural, a urbanização da avenida Deputado Esteves Rodrigues, o saneamento do Rio Vieira e o Terminal Rodoviário Ildeberto Alves de Freitas, inaugurado pelo então presidente João Figueiredo. Essas obras puderam ser viabilizadas porque Montes Claros foi incluída no Programa Cidade Porte Médio pelo então deputado Humberto Souto, atual prefeito.
Seu legado foi de tamanha importância para Montes Claros que, anos depois de seu falecimento, o Município criou, em 2015, a Medalha de Honra ao Mérito em Gestão "Antônio Lafetá Rebello", concedida às pessoas que contribuíram, de alguma forma, para o crescimento e desenvolvimento da cidade e região.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025