A Associação dos Catopês, encabeçada pelo festeiro Junior Pimenta, filho do Mestre Zanza, elaborou um projeto cultural intitulado “Morrinhos em Cores”.
A iniciativa, que trás como slogan “Catopê é Cultura”, tem como proposta prestar uma homenagem às Festas de Agosto, através do envolvimento de artistas montes-clarenses e da região na preservação da memória do patrimônio material e imaterial das manifestações religiosas presentes no evento.
Para tanto, os artistas, através de oficinas culturais, irão desenvolver peças, esculturas e pinturas que remeterão à religiosidade das festas. Estas artes ficarão espalhadas pelo bairro Morrinhos. O primeiro local a receber as artes será a Associação dos Catopês, que terá suas paredes decoradas com desenhos e molduras lembrando as Festas de Agosto. De acordo com Júnior Pimenta, será “uma representação bem dinâmica do que é a nossa cultura norte mineira”.
Segundo o festeiro, o projeto nasceu do desejo de trazer a expressão viva, nesse tempo de pandemia, da arte, da tradição e da fé do povo montes-clarense, mostrando a importância dos grupos folclóricos religiosos da cidade para a cultura local. A iniciativa, que foi concretizada através da lei Aldir Blanc, tem como parceira a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025