Imagem de destaque PSIU POÉTICO 2022 - "CiberPoeMagia" - Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho

22/07/2022 - 18:17
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Acervo | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Fique atento! Terminam, no dia 31 de julho, as inscrições para a 36ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que acontece anualmente em Montes Claros desde 1987, ininterruptamente. Organizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Fulô Comunicação e Cultura, Movimento Catopê Quântico, Elefantte Agência & Produtora, entre outros apoiadores, o Psiu deste ano terá como tema “ciberpoemagia”.

O Psiu Poético é uma celebração da poesia e de outras manifestações artísticas, visando a sua divulgação e amplo debate, reunindo, além dos artistas, estudantes, educadores, leitores e público em geral. Não se trata de um concurso, e o Festival não tem como propósito premiar artistas ou produções.

PROGRAMAÇÃO

O Festival será realizado em Montes Claros, entre os dias 4 e 12 de outubro, no Centro Cultural Hermes de Paula (Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira
de Carvalho, Galeria de Artes Godofredo Guedes e Auditório Cândido Canela), Sala do
Cinema Comentado, Mercado Central Christo Raeff, Terminal Rodoviário, escolas
municipais, estaduais e particulares, além das redes sociais do Psiu Poético e das entidades parceiras; no dia 4 de outubro, Dia Municipal da Poesia, às 8 horas, acontece a abertura oficial, com o “Despertar Poético pelas Ruas da Cidade”.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, no Centro Cultural Hermes de Paula, ou pelo e-mail psiupoetico2022@gmail.com.

As regras são as seguintes:

A) Texto e Poesia
Os interessados poderão inscrever de um a três poemas. Para as poesias digitadas, são exigidas as seguintes regras:
-> O texto deve ser enviado em .pdf, .docx ou .doc;
-> A fonte do texto é livre;
-> O tamanho é livre;
-> Deve constar na poesia o nome do autor, cidade de procedência, e o trecho “36° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético - Ciberpoemagia”.

Havendo dúvidas e interesses em modificações estéticas, buscar conversar com a
coordenação para entrar em acordo. Também poderão se inscrever para a mostra poesias visuais e artes-postais. Poderão ser enviadas poesias em formato de vídeo (declamações, performances, etc).

B) Inscrições de Vídeo
Poderão ser inscritos vídeos de 1 a 3 minutos.

I. Os vídeos deverão ser enviados até o dia 23 de Agosto de 2022.
II. A plataforma Psiu Poético (http://www.psiupoetico.com.br/) funcionará como uma árvore de links, conectando perfis de artistas e o público. Os vídeos inscritos serão postados no canal do YouTube, sendo compartilhados em links e prévias e também nos perfis oficiais no Instagram e Facebook.
III. O artista interessado em inscrever um trabalho em vídeo deverá anexá-lo no
e-mail. Observação: se o vídeo exceder 25 MB, sugere-se o compartilhamento através de plataformas não-pagas, tais como: iTransfer, WeTransfer e Send-file.
IV. O campo da descrição do vídeo no Youtube será preenchido pelo artista no ato da
inscrição, junto ao corpo do e-mail. Deverá conter ficha técnica do vídeo, além de links
para os perfis e/ou textos em prosa ou verso. A ficha técnica será postada integralmente, junto com o vídeo.
V. Poderão se inscrever também vídeos já publicados, bastando enviar o link do vídeo
junto com a inscrição. Os vídeos serão organizados em uma playlist no canal do Psiu no
Youtube, e divulgados junto com a programação.

C) Inscrições de Oficinas, Performances e Rodas de Conversa

Poderão ser inscritas propostas de oficinas, performances e rodas de conversa ao
vivo. O participante deverá descrever a proposta, contendo tema, resumo, objetivos e tempo previsto de execução, anexando tudo isso ao formulário de inscrição. Todas as atividades serão transmitidas através do Youtube, redes sociais e do site http://www.psiupoetico.com.br/. As possíveis atividades presenciais, desde que tenham formato reduzido e atendam aos protocolos sanitários da COVID-19, podem ser enviadas para deliberação ao e-mail psiupoetico2022@gmail.com .

QUEM PODE PARTICIPAR

-> Poderão participar poetas e artistas de qualquer parte do país e do mundo.
-> Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que ser inéditos e nem
abordar temas específicos.
-> O material inscrito tem que trazer os títulos dos trabalhos (caso tenham),
autoria, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.
-> Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas
inscritas.

MAIS INFORMAÇÕES

Mais informações pelos endereços eletrônicos psiupoetico2022@gmail.com e  aroldopereirapoeta@yahoo.com.br; pelos telefones (38) 9 8412-4749, 2211-3380, 2211-3374; ou ainda pelo Whatsapp (38) 9 9112-7011.