Imagem de destaque Psiu segue atraindo amantes da poesia

Psiu segue atraindo amantes da poesia

11/10/2022 - 09:09 | atualizado em 11/10/2022 - 09:13
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Silvana Mameluque | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza, entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, o 36º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético.

O ano de 2022 marca o retorno das atividades presenciais, já que as duas últimas edições do evento foram realizadas de forma virtual, em função da pandemia da COVID-19. O tema deste ano, “Ciberpoemagia”, mostra justamente como cada um teve que se adaptar a este mundo virtual para sobreviver.

Nesta segunda-feira, 10, a partir das 14h30, o projeto Poesia Circular vai até o Campus da Unimontes, em um evento que irá reunir poetas visitantes e poetas universitários. À noite, às 20 horas, no Auditório Cândido Canela dp Centro Cultural Hermes de Paula, haverá o lançamento dos livros “Se tens um dom, SEJA!”, de Bruno Black & Cia, e “Amor e Renúncia”, de Robson Waite. Encerram a noite as performances de Alexandre Zuba e Pablo Silêncio, além do Coral Universitário Clarice Sarmento, com regência de Maria Amélia.

Na terça-feira, 11, às 10 horas, na Praça Dr. Carlos Versiani, haverá o Recital Poético Urbano, com microfone aberto. Às 20 horas, no Centro Cultural, haverá o lançamento dos livros “No vazio”, de Alex T. A. Ramos, e “Os Kabaites Abstêmios”, de Gabriel Filpi. As performances ficarão por conta de Elaine Ferreira da Silva e do espetáculo "Historiando Fábulas: A borboleta e a Chama", de Lu Dias.

Na quarta-feira, 12, último dia de festival, o Dia das Crianças será na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz). No local haverá uma grande intervenção poética, com a presença de poetas, crianças, músicos e atores, com apresentações especiais dos palhaços Bubu e Paulinho. Às 20 horas, no Centro Cultural, será lançado o livro “O desgraçado sr. humano e poemas anticínicos”, de Anelito de Oliveira. As performances serão de Mirna Mendes, Renilson Durães e Aroldo Pereira. O encerramento ficará por conta do Grupo Espíritus da Noite, com o espetáculo “Celebrando a vida 36 anos depois”.