Imagem de destaque RECURSOS REMANESCENTES DA LEI ALDIR BLANC - Prefeitura vai destinar quase R$ 450 mil para projetos culturais

26/08/2021 - 12:48 | atualizado em 30/08/2021 - 16:45
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de chamamento público para credenciar pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins lucrativos, para o financiamento de projetos culturais. Serão disponibilizados cerca de R$ 445 mil, remanescentes da Lei Aldir Blanc, que em sua primeira etapa destinou aproximadamente R$ 2,2 milhões para 400 espaços e projetos culturais da cidade.

A iniciativa tem o objetivo de minimizar os efeitos socioeconômicos causados pela pandemia da COVID-19, fomentando a cultura local através do incentivo a artistas ou fazedores culturais, produtores, agentes e grupos, nas mais diversas expressões artísticas ou segmentos culturais do município.

O edital de chamamento público nº 09/2021 disponibilizará um total de R$ 445 mil, com a seleção de 48 projetos, que receberão valores de até R$ 5 mil (21 projetos); até R$ 10 mil (20); e até R$ 20 mil (7). As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de setembro e poderão se inscrever pessoas físicas residentes em Montes Claros há, no mínimo, 1 ano, com idade igual ou superior a 18 anos (considerada a data de inscrição), e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, com sede no município há, no mínimo, um ano e que não foram beneficiadas pelos editais dos chamamento públicos nº 016/2020 e nº 017/2020.

As áreas contempladas são: artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres); audiovisual (cinema, vídeo, mostras e oficinas); literatura (ações de incentivo à leitura, publicação e reedição de livros); música (shows, gravações e oficinas); artes plásticas e visuais (exposições, produções, oficinas, mostras, edição de catálogos e afins que envolvam pintura, escultura, grafite, artesanato e fotografa); patrimônio material e imaterial (preservação, pesquisa e difusão da memória, dos bens patrimoniais e das tradições, usos e costumes coletivos característicos do Norte de Minas).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-3300 (Secretaria de Cultura da Prefeitura de Montes Claros).

Para se inscrever, clique aqui.