Tombado pelo Decreto Municipal n°1761, de 28 de setembro de 1999, o Sobrado dos Teles de Menezes foi adquirido pela Prefeitura de Montes Claros para abrigar o novo PROCON Municipal (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
Muitos foram os atores envolvidos no processo de restauração do imóvel, como o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Montes Claros (COMPAC), a Gerência de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros e a Secretaria de Cultura da Prefeitura.
Antes das obras efetivas de restauração, já concluídas, o local passou por um reforço estrutural amplo. Isso foi necessário devido à degradação na qual o prédio se encontrava. Os sobrados dos Versiani-Maurício e da Escola Normal (popular "Prédio da FAFIL") também tiveram de passar pelo mesmo procedimento.
O trabalho de restauração ficou a cargo da empresa Restaurare Ltda, ganhadora do processo licitatório. O valor da obra ficou em torno de R$ 1 milhão, custeado parte pelo Tesouro Municipal e parte pelo Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.
A restauração do Casarão é uma maneira de homenagear o nome de uma família que teve papel de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, além de oferecer um espaço adequado para os servidores do PROCON e dos consumidores que procurarem os serviços do órgão.
No mesmo terreno irá funcionar também a Escola de Defesa do Consumidor, que vai ampliar o trabalho realizado pelo PROCON por meio de cursos sobre finanças e direitos do consumidor.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025