Imagem de destaque SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - Prefeitura resgata tradições de Montes Caros

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - Prefeitura resgata tradições de Montes Caros

26/02/2020 - 18:06
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão e Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal e Silvana Mameluque

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Montes Claros é exemplo para todo o Norte de Minas. Tem uma vasta programação anual, apoia os artistas e trabalha no sentido de propagar nossas tradições e manter viva a memória da população quanto às nossas origens culturais e artísticas. A pasta é comandada pelo empresário e artista plástico João Rodrigues, que já foi secretário na gestão 2004-2007.

O calendário cultural da Prefeitura começa em fevereiro, com a Festa Nacional do Pequi. Depois, vem o Carnaval, que recuperou seu caráter democrático, espontâneo e descentralizado, sendo realizado em diversas regiões da cidade, por blocos independentes. No dia 1º de maio a Prefeitura realiza a Festa do Trabalhador no Parque Municipal Milton Prates, evento que leva milhares de crianças, jovens, adultos e idosos até aquele logradouro público para participar de uma vasta programação festiva, com sorteio de brindes.

Em 3 de julho, são realizadas as festividades em comemoração ao aniversário de Montes Claros, programação que ocorre nas dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde, no bairro Alto São João. Em seguida, vêm as Festas de Agosto, que têm como ponto central a Praça Doutor Chaves (Matriz), oportunidade em que os catopês, marujos e caboclinhos festejam, aflorando suas emoções e divulgando nossas tradições, enquanto a população em geral aproveita para prestigiar shows diversificados, exposições e saborear comidas e bebidas típicas regionais.

O Psiu Poético é outra atração que sempre envolve a população. O “Janelas da Matriz”, evento que serve para apresentação de shows diversificados, também é outro destaque e atrai um público significativo, duas vezes ao ano. A programação anual é encerrada pela Folia de Reis, que começa em dezembro e termina em janeiro, propagando as nossas tradições e mantendo viva a memória de nossos ancestrais, principalmente na região do grande Santos Reis e em distritos e comunidades da zona rural de Montes Claros.

A Secretaria está envolvida atualmente na revitalização do Centro Histórico de Montes Claros, na reforma do Casarão dos Telles e Menezes, que vai passar a sediar o Procon Municipal e a Escola do Consumidor, e do Sobrado de Dulce Sarmento, onde será instalado o Instituto Histórico de Montes Claros e a Academia Feminina de Letras. A Secretaria também foi responsável pela viabilização do Largo Georgino Júnior, inaugurado com apresentação do cantor e compositor Tino Gomes. A Prefeitura também está desapropriando o Sobrado dos Gomes, para abrigar o Museu da Imagem e do Som.

A efetivação das ações do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (SISMIC) de Montes Claros foi outra grande conquista. São objetivos do SISMIC o apoio, o incentivo e a valorização das manifestações artístico-culturais do município, universalizando o acesso a esses bens. Prevê que as propostas culturais sejam submetidas à apreciação do Conselho Municipal de Cultura, órgão colegiado criado para tal finalidade, as quais são selecionadas e recebem, via Fundo Municipal de Cultura, recursos para a realização dos projetos.

O primeiro edital do SISMIC foi divulgado em 2017, contando com recursos de 1,5% da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O dinheiro viabilizou 22 projetos selecionados e referendados pelo Conselho Municipal de Cultura. O Balcão de Informações da Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza orientação técnica aos interessados em participar do SISMIC, que entre outros projetos já aprovou o Festival de Cinema, o teatro na zona rural e nos bairros e o Museu da Imagem e do Som.

“Um povo sem memória, sem cultura e sem identidade não se desenvolve”, afirmou o secretário municipal de Cultura, ao reforçar que a Prefeitura não mede esforços para que os processos ocorram de forma eficaz e transparente. O secretário finalizou destacando o sucesso alcançado com o Carnaval 2020 e lembrou que a Secretaria trabalha em parceria com outras pastas e órgãos públicos, bem como com a iniciativa privada.