Atendendo convocação do Município de Montes Claros, através do Decreto Municipal no 4.965, de 20 de março, foi realizada na tarde dessa terça-feira (25), no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, a Pré Conferência Municipal dos direitos das Pessoas LGBTQIANPN+. A iniciativa teve caráter preparatório, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil e o debate entre seus diversos segmentos, bem como apresentar e debater as propostas que serão encaminhadas para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Montes Claros no dia 4 de abril, na Câmara Municipal.
O sociólogo e palestrante Paulo Thiago Carvalho Soares Ribeiro falou da importância da pré-conferência municipal, porque permite a participação popular e o diálogo entre a sociedade civil e o governo. “Essas reuniões contribuem para a construção de propostas e estratégias coletivas, que auxiliarão no estabelecimento das políticas públicas como um todo para a população LGBT, que merece mais atenção. Hoje, é o início deste procedimento em que faremos as discussões a respeito desses desafios para saná-los através das políticas públicas que formam o estado que age na vida das pessoas”, disse. Paulo Thiago, que é mestre e doutorando em Sociologia, além de advogado, informou ainda que quatro eixos temáticos orientarão as discussões da conferência: I - Enfrentamento à violência LGBTQIA+; II -Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+; III - Interseccionalidade e internacionalização e IV - Instituição das políticas públicas vigentes voltadas para a população LGBTQIA+. O tema central da conferência será: “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”
“A 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Montes Claros será um momento fundamental para discutir as demandas da comunidade LGBTQIAPN+ e contribuir para a construção de uma política municipal que atenda às suas necessidades, especialmente, a inserção no mercado de trabalho”, disse o presidente do Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais, José Cândido Filho.
Para o assistente social do MGG em Montes Claros, Willian Martins da Silva, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ será um instrumento importante, porque abrirá espaço para que a sociedade civil dialogue e encontre soluções para a comunidade LGBT. “Há muito tempo que as pessoas LGBT precisam de políticas públicas para buscar emprego, ter acesso à
saúde e permanência na escola. E essa pré-conferência tem esta finalidade, para mostrar a importância da participação e da contribuição de toda comunidade com o trabalho da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Montes Claros”, explicou Willian.
“É um grande avanço da atual administração municipal, em realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Montes Claros, para podermos avançar nas políticas públicas, envolvidas na pauta da população LGBTQIAPN+, em relação aos direitos e inclusão desta população no mercado de trabalho”, destacou Lucas Pereira, presidente da associação Arco-Íris do Amor, entidade que desenvolve projetos sociais e defende os direitos da população LGBTQIAPN+, em Montes Claros e do Norte de Minas.
As inscrições para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ são gratuitas e podem ser feitas na Casa da Cidadania (Praça Raul Soares – centro), pelos telefones 2211-3450 e 9 8824-6934 ou pelo link https://forms.gle/R6tCnVdrNKCFdGBNA.
A sigla LGBTQIAPN+ engloba Lésbicas; Gays; Bissexuais; Transgêneros; Queer; Intersexos; Assexuais, agêneros e arromânticos; Pansexuais e polissexuais; Não-binários; e outras identidades e orientações sexuais e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade existente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025