O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros (COMPIR), órgão que visa combater a discriminação racial e promover a igualdade racial na cidade, realizou no último dia 21, uma roda de conversa com café da manhã para celebrar o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
O evento, que teve apoio da Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias de Desenvolvimento Social e de Governo e Relações Institucionais, aconteceu na Casa da Cidadania de Montes Claros (Praça Raul Soares, s/no) e contou com a presença de ativistas do movimento negro, vereadores e servidores municipais.
“Infelizmente, o racismo está impregnado na nossa sociedade e precisamos combatê-lo diariamente. Neste 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e também o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, é o melhor momento para combater o racismo e a intolerância”, protestou a servidora Rita Alessandra.
História
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação absurda ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial.
No Brasil, o 21 de março também foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Discriminação racial
Segundo o Artigo I da Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial, “discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.
Joaquim Nagô
Em 2023, Montes Claros implantou o Dia Municipal Joaquim Nagô de Combate à Discriminação Racial, que será celebrado em 30 de Maio. A data, que foi instituída oficialmente pela lei no 5.572, de 23 de Junho de 2023 e sancionada pelo ex-prefeito Humberto Souto, faz referência à morte de Joaquim Nagô, escravo que foi injustamente enforcado em praça pública no Arraial das Formigas (atual Montes Claros), por um crime que não cometeu.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025