Neste sábado, 18, Montes Claros travou uma importante batalha contra o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses por ele transmitidas: dengue, zika e chikungunya, esta última a que mais tem infectado a população nesse início de ano. O DIA D UNIFICADO foi uma ação gigantesca que mobilizou mais 2 mil pessoas, entre servidores da Prefeitura e voluntários, além de parceiros da iniciativa privada. A medida se justificou principalmente porque a cidade registrou índice de 15% de infestação do mosquito, número considerado de alto risco.
Cerca de 100 bairros da cidade foram beneficiados pela ação. Ao todo, 70 caminhões foram envolvidos na tarefa de recolher materiais e objetos inservíveis que poderiam acumular água e se transformar em focos do mosquito. Foram feitas visitas domiciliares de agentes de Saúde e de Endemias por toda a cidade, bem como blitzen educativas nos principais polos regionais. Equipes de educação e saúde levaram informações importantes à população sobre os principais cuidados e iniciativas de combate ao mosquito.
A concentração foi na Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, onde foram repassadas as informações e recomendações aos participantes do Dia D. De lá, os caminhões, servidores e parceiros saíram para realizar a ação, sendo que, paralelamente, foi feita uma grande carreata para sensibilizar a população.
A Prefeitura orientou os moradores a contribuírem com os integrantes da força-tarefa, deixando na porta de suas casas sacolas plásticas, latas, garrafas, caixas de leite, vasos sanitários, pias, lavatórios, pneus, tanquinhos e carcaças de geladeiras, dentre outros objetos que foram recolhidos ao aterro sanitário.
Moradores de bairros que não foram beneficiados pelo DIA D e que porventura tenham necessidade específica de recolhimento de material inservível devem contatar o WhatsApp 3832293360 para solicitar o serviço. Esse mesmo canal está disponível para dúvidas e sugestões.
“O DIA D foi um sucesso, mas a população precisa continuar em alerta, tomando os cuidados necessários, porque é sabido que mais de 95 por cento dos focos estão dentro das residências”, afirmou a secretária de saúde, Dulce Pimenta.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025