Imagem de destaque 24ª FENICS - Feira movimentou a classe empresarial do Norte de Minas e abriu perspectivas de parcerias futuras

24ª FENICS - Feira movimentou a classe empresarial do Norte de Minas e abriu perspectivas de parcerias futuras

17/09/2019 - 09:47 | atualizado em 17/09/2019 - 11:07
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Rubens Santana e ASCOM

Durante quatro dias, Montes Claros foi palco da 24ª edição da Fenics (Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços). Na ocasião, empresários de diversos setores participaram de palestras, workshops e dinâmicas que tinham como objetivo debater os avanços e as perspectivas nos setores comercial e industrial do Norte de Minas. Na edição desse ano, dois eventos tiveram destaque especial: o I Seminário de Inovação China-Brasil, que reuniu o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, e o governador de Minas, Romeu Zema, com empresários mineiros e chineses; e o Encontro Multimodal de Transportes do Norte de Minas, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Torquato, a reunião dos mineiros com empresários chineses foi muito positiva para a região norte mineira: “esse momento superou nossas expectativas. De concreto, foi assinado o projeto de Protocolo de Intenções entre a SAM Metais e o Governo de Minas, no objetivo de desenvolver o progresso minerário na região de Grão Mogol. Houve também uma conversa muito saudável em relação à aproximação das empresas chinesas e o governo de Minas”.

Quanto ao Encontro Multimodal de Transportes do Norte de Minas, Torquato avaliou como de extrema importância para a abertura de um canal de comunicação entre os atores envolvidos na logística de transportes da região, incluindo Governo Estadual, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), produtores rurais, Ferrovia Centro Atlântida e BH Airport. “Foi debatida qual a necessidade da nossa economia nesse setor e quais empresas ou órgãos  podem desenvolver, em cada uma de suas áreas, uma logística favorável ao desenvolvimento multimodal”, concluiu o secretário.