Imagem de destaque Aeroporto de Montes Claros próximo de ser privatizado

Aeroporto de Montes Claros próximo de ser privatizado

02/03/2021 - 11:21
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal

Com o Decreto Federal nº 10.635, de 22 de fevereiro, novas perspectivas surgem para o Aeroporto Mário Ribeiro que, atualmente, é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). O aeroporto de Montes Claros apareceu na lista de terminais aeroportuários que serão disponibilizados para privatização pelo Governo Federal em um leilão que deve ocorrer no próximo ano. O decreto presidencial qualifica o aeroporto no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e o inclui no Programa Nacional de Desestatização.

O decreto federal ainda estabelece que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela execução e pelo acompanhamento das medidas de desestatização dos empreendimentos públicos federais do setor aeroportuário e que o Ministério da Infraestrutura será responsável pela condução e pela aprovação dos estudos, projetos, levantamentos ou investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de desestatização.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, a privatização do Aeroporto Mário Ribeiro seria positiva, uma vez que promoveria melhorias e novos atrativos, como um número maior de companhias atuando, com consequente diminuição dos valores de passagens. Outra possibilidade que poderia ser melhor aproveitada, de acordo com o secretário, seria a exploração do transporte de cargas. Torquato ainda cita o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que, após sua privatização, em 2014, teve uma evolução surpreendente tanto na qualidade dos serviços prestados como no número de passageiros e cargas transportados, entre outros aspectos.